• Mundo

    Friday, 10-May-2024 01:15:36 -03

    Merkel sofre acidente de esqui e cancela agenda por três semanas

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    06/01/2014 09h30

    A chanceler alemã, Angela Merkel, cancelou nesta segunda-feira sua agenda para as próximas três semanas por causa de uma fissura que sofreu na região pélvica após um acidente de esqui na Suíça. Devido ao repouso médico, ela cancelou uma visita à Polônia e uma reunião com o primeiro-ministro de Luxemburgo.

    De acordo com o porta-voz do governo alemão, Stefen Seibert, a chefe de governo caiu enquanto fazia esqui cross-country. Inicialmente, ela achava que tinha apenas arranhado a parte de trás da cintura, mas depois os médicos constataram que a parte esquerda do osso do quadril havia sido fissurada.

    David Gannon/AFP
    Angela Merkel, durante discurso de Ano Novo; chanceler alemã sofre acidente de esqui e cancela agenda oficial por três semanas
    Angela Merkel, durante discurso de Ano Novo; chanceler alemã sofre acidente de esqui e cancela agenda oficial por três semanas

    O acidente aconteceu antes do reveillon, quando Merkel, fã das caminhadas e de montanhas, caiu no vale alpino de Engadina, perto de Saint Moritz.

    Dentre os compromissos cancelados, estavam uma visita à Polônia, que deveria ser realizada nesta quarta (8), e a recepção ao primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, na quinta (9).

    Além disso, o porta-voz anunciou que Merkel não viajará a Davos (Suíça) para o Fórum Econômico Mundial, de 22 a 25 de janeiro, mas ressaltou que esta decisão havia sido tomada antes do acidente.

    Seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU), adiou a convenção que começaria na sexta-feira o curso político, à espera que a chanceler se recupere.

    No entanto, tem intenção de presidir a reunião do Conselho de Ministros desta quarta-feira. Reunião considerada importante em nível interno, já que se espera a criação de uma comissão do governo para analisar o impacto da imigração na Alemanha, primeiro atrito da grande coalizão de governo fechada no final do ano.

    A suspensão das restrições a romenos e búlgaros para entrar no mercado de trabalho na UE levou os conservadores da CSU a pedir que o acesso dos imigrantes a determinadas prestações sociais seja limitado, projeto criticado com dureza pelos social-democratas.

    "Ela mantém totalmente a capacidade de agir e de se comunicar", ressaltou o porta-voz, garantindo que a mandatária continuará trabalhando de casa. No entanto, acrescentou, por conselho médico durante as próximas três semanas deverá repousar e precisará de apoio para andar.

    Seibert explicou que Merkel tentará realizar em Berlim, sede da Chancelaria, alguns dos compromissos previstos em sua agenda.

    Amanhã são esperadas as primeiras imagens da chanceler após o acidente, previsivelmente com muletas, já que não foi cancelado o encontro que ela tem todo início de ano com as crianças das diferentes diocese alemãs que, disfarçados de reis magos, cantam de porta a porta no Natal.

    Não será a primeira que vez que os alemães veem seu chefe de governo com muletas; em março de 2011 Merkel operou o menisco do joelho esquerdo e também as usou por vários dias para caminhar.

    Em 29 de dezembro, outra personalidade alemã sofreu um acidente de esqui nos Alpes. O ex-piloto de Fórmula-1 Michael Schumacher sofreu traumatismo craniano grave em Grenoble, na França, e está em coma induzido há oito dias.

    No domingo (4), a porta-voz do piloto, Sabine Kehm, disse que a situação dele era crítica, mas estável.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024