• Mundo

    Monday, 20-May-2024 02:57:30 -03

    Hollande ameaça processar revista que o acusou de ter caso com atriz

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/01/2014 08h11

    O presidente da França, François Hollande, 59, ameaçou processar nesta sexta-feira a revista "Closer", que o acusou de ter uma relação extraconjugal com a atriz Julie Gayet, 41. Em comunicado, o mandatário criticou a violação de seu direito à privacidade.

    Hollande é casado com a jornalista Valérie Trierweiler, 48, e Gayet é divorciada. A revista diz que o presidente dorme com frequência na casa da atriz. Em fotos, um homem usando um capacete e que se parece com o mandatário é visto chegando ao prédio dela em Paris pilotando uma scooter.

    Valery Hache/Thomas Samson/AFP
    Julie Gayet e François Hollande; presidente disse que vai processar revista que o acusou de manter uma relação extraconjugal com a atriz
    Julie Gayet e François Hollande; presidente disse que vai processar revista que o acusou de manter uma relação extraconjugal

    Em uma segunda foto, um outro homem, que seria um guarda-costas de Hollande, chega ao prédio com um pacote de croissants. O título da reportagem é "François Hollande e Julie Gayet – O amor secreto do presidente".

    "São fotos impressionantes que levantam questões sobre a segurança do presidente. O chefe de Estado está acompanhado apenas por um guarda-costas, que protege o segredo destes encontros com a atriz e até leva croissants", detalha a revista.

    Em uma declaração lida por um de seus colaboradores, Hollande, que se expressava em nome próprio, e não como presidente da República, "critica profundamente a violação do respeito à privacidade, ao qual tem direito como qualquer cidadão".

    A divulgação do artigo da Closer em seu site provocou reações de várias personalidades políticas francesas no Twitter, incluindo adversários políticos. A presidente da Frente Nacional (extrema-direita), Marine Le Pen, denunciou a atitude da imprensa e exigiu "o respeito à privacidade de todos".

    Já Harlem Désir, secretário do Partido Socialista, ao qual Hollande pertence, declarou que "o assunto não envolve a política" e que, portanto, não deve formar parte do debate político."Tem que existir um respeito da pessoa privada e também da função presidencial", declarou Désir.

    VIDA CONJUGAL

    Oficialmente, a atual companheira do chefe de Estado francês é a jornalista Valérie Trierweiler, de 48 anos. Hollande viveu durante muitos anos com a ex-candidata presidencial Ségolène Royal, mãe de seus quatro filhos.

    A separação foi anunciada logo após o segundo turno da eleição presidencial de 2007, quando a socialista Royal perdeu para o direitista Nicolas Sarkozy. Na época, Hollande tinha uma relação extraconjugal de dois anos com Trierweiler, com quem veio se juntar publicamente em 2010, quando ela se divorciou.

    Thomas Coex/AFP
    Revista "Closer" disse que Hollande passa as noites no apartamento de Julie Gayet, sua suposta amante, em Paris
    Revista "Closer" disse que Hollande passa as noites no apartamento de Julie Gayet, sua suposta amante, em Paris

    Não é a primeira vez que Hollande é visto envolvido com Julie Gayet. Em 2013, a atriz processou um site que os acusou de manter uma relação extraconjugal. Ela também participou da campanha do presidente, em 2012, em um vídeo afirmando que ele é "um homem humilde, formidável e que escuta de verdade".

    A publicação é a mesma que mostrou fotos da mulher do príncipe William, Kate Middleton, fazendo topless em uma praia da França em 2012. Devido à exibição das imagens, a duquesa de Cambridge processou a revista e foi aberto um processo na Justiça francesa, que indiciou a fotógrafa e o editor da revista.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024