• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 11:47:18 -03

    Presidente do Irã diz que evento sobre Síria não deve ter sucesso

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    22/01/2014 08h59

    O presidente do Irã, Hasan Rowhani, considerou nesta quarta-feira ser "pouco provável" que a conferência sobre o conflito na Síria tenha sucesso. Para ele, "a falta de agentes influentes" na reunião selará o fracasso das negociações entre o regime de Bashar al-Assad e a oposição.

    A declaração é feita após a polêmica provocada pelo convite do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que a República Islâmica participasse das negociações, no domingo (19). Diante da pressão dos EUA e da ameaça de saída do único grupo da oposição síria participante, o chefe da organização retirou o convite.

    Em declarações publicadas pela agência de notícias Irna, Rowhani afirma que a conferência "fracassou antes de começar". "Por causa da falta de agentes influentes na reunião, tenho dúvidas sobre o sucesso de Genebra 2 em lutar contra o terrorismo... e sua capacidade para resolver a crise na Síria".

    Teerã é um dos principais aliados do regime sírio e enviou soldados para combater com as tropas do ditador Bashar al-Assad. A presença do país na conferência, que começou nesta quarta na Suíça, foi defendida por Ban Ki-moon, o enviado especial da ONU à Síria, Lakhdar Brahimi, além da Rússia e da China.

    No entanto, as potências ocidentais e a oposição rejeitaram a participação do país, a não ser que concordasse com a saída de Assad.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024