• Mundo

    Tuesday, 25-Jun-2024 20:47:11 -03

    Radicais de Israel criticam Netanyahu por deixar filho namorar norueguesa

    DA AFP

    26/01/2014 20h33

    Parlamentares e líderes religiosos criticaram neste domingo o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, depois que a imprensa norueguesa revelou que o filho do premiê tem uma namorada escandinava, não judia.

    O jornal norueguês "Dagen" afirma que Yair Netanyahu, 23, namora a norueguesa Sandra Leikanger, 25, que estuda em Israel. Segundo o jornal, Netanyahu contou ao seu colega norueguês, em Davos, que o casal havia passado férias na Noruega.

    "É um problema grave. Tenho certeza de que ele está triste", afirmou Nissim Zeev, membro do partido religioso Shaas, ao "Jerusalem Post" deste domingo. Segundo ele, Netanyahu precisa demonstrar sua "responsabilidade nacional" como primeiro-ministro.

    Já Moshe Feiglin, deputado da ala mais radical do Likud, partido de Netanyahu, disse que o relacionamento era "muito lamentável". Uma fonte próxima ao filho do primeiro-ministro teria confirmado ao jornal que Leikanger não é judia.

    A organização de extrema-direita nacionalista e religiosa Lehava pediu a Netanyahu que "impeça esse relacionamento". "Seus netos, como você sabe, não serão judeus", advertiu no Facebook o diretor do Lehava, Bentzi Gopshtain.

    O gabinete do primeiro-ministro, que foi casado entre 1981 e 1984 com Fleur Cates, que não era judia, se negou a emitir declarações sobre o assunto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024