• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 09:56:46 -03

    México prende um dos chefes de grupo traficante de Michoacán

    DE SÃO PAULO

    28/01/2014 17h54

    O governo do México anunciou nesta terça-feira a prisão de um dos chefes do cartel de drogas "Los Caballeros Templarios".

    Dionisio Loya Plancarte, chamado de "El Tío", foi preso na madrugada da segunda-feira (27). Desde 2009, ele era um dos homens mais procurados pela Procuradoria Geral mexicana. Segundo as investigações do governo, Plancarte é encarregado das relações públicas e assessoria de imprensa do grupo.

    O grupo dos Templarios controla o tráfico no Estado de Michoacán dede 2011. Desde fevereiro de 2013, moradores da região se organizam em grupos de autodefesa para combater os traficantes, alegando inação do governo.

    Neste mês, o governo lançou uma operação militar para retomar o controle de cidades sob o poder de milícias e pediu que civis deixem as armas e confiem a segurança local ao Estado.

    Plancarte é o segundo líder dos traficantes que foi preso desde o início da operação. No último dia 19, o governo anunciou a prisão de Jesús Vázquez Macías, conhecido como "El Toro".

    ACORDO

    Também nesta terça, os grupos de autodefesa chegaram a um acordo de oito pontos com os governos federal e estatal.

    O acordo define a institucionalização dos grupos armados civis, que serão incorporados aos Corpos de Defesa Rurais controlados pela Secretaria de Defesa Nacional.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024