• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 16:53:10 -03

    Morre em Londres o sociólogo jamaicano Stuart Hall, aos 82

    DE SÃO PAULO

    10/02/2014 15h26

    Morreu nesta segunda-feira em Londres aos 82 anos o sociólogo e teórico da cultura jamaicano Stuart Hall.

    Também conhecido como "pai do multiculturalismo", Hall teve grande influência nos estudos de gênero, raça, sexualidade e identidade e durante sua vida acadêmica foi um dos principais nome dos estudos culturais britânicos.

    Nascido na Jamaica em uma família multiétnica de classe média, Hall recebeu uma educação inglesa antes de ganhar uma bolsa de estudos na Universidade de Oxford em 1951. Formou-se em Inglês, mas depois abandonou o doutorado, cujo tema era Henry James, para se concentrar em política, criando a revista "New Left Review" junto com outros acadêmicos de esquerda como Raymond Williams e E.P. Thompson.

    Hall começou sua carreira acadêmica na Universidade de Birmingham em 1964 onde foi bolsista do Centro de Estudos Culturais, fundado por Richard Hoggart, e depois diretor do Centro e figura-chave no desenvolvimento dos estudos culturais como disciplina acadêmica. Hall também foi professor da Open University entre 1979 e 1997.

    Divulgação
    Capa do livro "Da Diáspora", do sociólogo britânico Stuart Hall, com retrato do autor
    Capa do livro "Da Diáspora", do sociólogo britânico Stuart Hall, com retrato do autor

    Seus estudos que relacionavam o preconceito racial com a mídia na década de 1970 foram considerados inovadores e tiveram impacto além dos muros da academia.

    Suas ideias de esquerda foram divulgadas nos anos 80 pela revistas "Marxism Today". A crítica do jornal ao thatcherismo, termo cunhado por Hall, desafiou o pensamento tradicional de esquerda, que considerava até então que a cultura era determinada exclusivamente pelas forças econômicas, e influenciou os então líderes do Partido Trabalhista, Neil Kinnock e Tony Blair

    Hall vinha sofrendo problemas de saúde há algum tempo e havia se retirado da vida pública. Ele deixa a mulher, a historiadora Catherine Hall.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024