• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 23:17:22 -03

    Com Messi na capa, revista "The Economist" mira declínio argentino

    DE SÃO PAULO

    13/02/2014 20h52

    A revista inglesa "The Economist" revelou uma capa polêmica em sua edição mais recente, divulgada nesta quinta, sobre o declínio econômico da Argentina nos últimos cem anos.

    A foto que ilustra a capa é a do jogador Lionel Messi, atuando pela seleção argentina, de costas e cabeça baixa.

    Divulgação
    Capa 'The Economist' desta semana
    Capa 'The Economist' desta semana

    "Ainda há muitas coisas adoráveis na Argentina, da gloriosa natureza da Patagônia ao melhor jogador do mundo, Lionel Messi. Mas o país está afundado. A Argentina está novamente no centro de uma crise nos países emergentes. Isso pode ser creditado à incompetência da presidente, Cristina Fernández [Kirchner], mas ela é apenas a última em uma sucessão de populistas economicamente analfabetos, desde Juan e Eva (Evita), e de antes", diz o editorial.

    A Casa Rosada não divulgou comentário oficial sobre o teor do artigo até o momento.

    Segundo a "Economist", a série de erros econômicos que os governos argentinos cometeram durante um século levaram o país, antes potência do futuro, a exemplo de decadência.

    A "parábola argentina", como diz a manchete, acende um alerta para países desenvolvidos que enfrentam crises, como Itália e Espanha, por não implementarem reformas profundas.

    No entanto, o caso vale mais ainda para potências emergentes, que se satisfazem como exportadoras de matérias-primas e não tomam providências para tornar suas indústrias competitivas e investir em educação.

    A "Economist" atenta para o fato de a decadência argentina ter sido "sedutoramente gradual", apesar de momentos mais violentos, como a ditadura militar dos anos 70 e 80. "Durante o declínio, os cafés de Buenos Aires continuaram a servir 'espressos' e 'medialunas'. Isso torna a doença especialmente perigosa", conclui.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024