• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 20:01:25 -03

    Israel diz ter interceptado barco carregado de mísseis do Irã

    DIOGO BERCITO
    DE JERUSALÉM

    05/03/2014 09h09

    As Forças de Defesa de Israel afirmam ter interceptado hoje um carregamento iraniano de mísseis rumo à faixa de Gaza para o uso contra civis.

    O anúncio deve servir, nas próximas semanas, de munição retórica ao primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu, que tem se oposto à recente aproximação entre os EUA e o Irã a partir do argumento de que a liderança iraniana não é confiável.

    A interceptação ocorreu após autorização do governo israelense e foi realizada, de acordo com as Forças de Defesa, segundo as leis internacionais. O Irã não se manifestou a respeito do assunto.

    O carregamento foi interceptado no mar Vermelho dentro da embarcação KLOS-C, registrada no Panamá. Foram encontradas dezenas de mísseis fabricados na Síria com um alcance de cerca de 200 quilômetros. A tripulação não resistiu.

    Um arsenal semelhante fora disparado contra Israel a partir do Líbano durante a guerra de 2006, de acordo com as Forças de Defesa.

    A descoberta foi amplamente divulgada, durante o dia, com fotografias dos mísseis e um vídeo explicativo com o caminho do carregamento, desde sua produção na Síria até o disfarce no trajeto via Sudão. O armamento estava camuflado entre outros bens, segundo Israel.

    "A descoberta significa que o Irã treina e financia organizações terroristas na região, o que nos preocupa, já que ameaça milhões de civis", disse à Folha Peter Lerner, porta-voz das Forças de Defesa de Israel. "Tudo sobre o carregamento é iraniano".

    A interceptação foi realizada após trabalho de Inteligência israelense. Entre os sinais seguidos por Israel está o fato de que o navio, teoricamente saindo do Irã e destinado ao Sudão, desviou seu caminho até um porto iraquiano, onde supostamente teve os mísseis escondidos por sacos de concreto.

    Netanyahu, durante visita aos EUA, foi informado do achado. "Enquanto o Irã conversa com as potências internacionais está também enviando armamentos letais para organizações terroristas por meio de uma rede elaborada de operações", afirmou.

    Acredita-se que, após serem desembarcados no Sudão, os mísseis seriam enviados a Gaza via deserto do Sinai -onde, porém, o Egito tem mantido rígido controle da passagem de bens.

    A organização palestina Hamas, que atualmente governa Gaza, afirma que a acusação israelense é uma "piada tola" tendo em vista prolongar o cerco à faixa.

    O navio interceptado deve ser redirecionado ao porto israelense de Eilat, aonde deve chegar após três dias. Segundo o porta-voz militar Lerner, os armamentos devem expostos e então neutralizados.

    Operações militares semelhantes já haviam descoberto carregamentos iranianos no passado, como no navio Victoria, em 2011, e no Francop, em 2009. Em 2003, as Forças de Defesa de Israel afirmaram ter encontrado 50 toneladas de armas, incluindo mísseis, em direção a Gaza.

    A interceptação, que deve ser usada politicamente contra o rival Irã, também servirá a Israel para reforçar seu argumento de que o Hamas prepara ataques contra a população civil israelense. Nas últimas semanas, tem escalado a retórica contra a faixa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024