• Mundo

    Friday, 17-May-2024 07:32:33 -03

    Entenda o que pode ter ocorrido com o Boeing 777

    GWYN TOPHAM
    DO "GUARDIAN"

    10/03/2014 03h43

    Ainda não se sabe o que está por trás do desaparecimento do Boeing 777 da Malaysia Airlines. As hipóteses, que incluem falha técnica e até ataque terrorista, provavelmente, só poderão ser descartadas quando os destroços do avião e a caixa-preta forem encontrados.

    Até agora, as respostas não passam de especulações, mas as possibilidades incluem:

    EXPLOSÃO NO AR

    O repentino sumiço da aeronave, sem qualquer indicação prévia de problema à cabine de comando, sugere que tenha ocorrido uma catástrofe súbita com o Boeing, como uma explosão –a possibilidade de bomba a bordo não está descartada.

    A ausência de destroços no mar reforça a ideia de que o avião tenha se desintegrado no ar e não devido ao choque com a água.

    FALHA TÉCNICA

    Apesar de ser considerado uma das aeronaves mais seguras da história da aviação, o Boeing 777 também está suscetível a falhas técnicas e imprevistos.

    Fica sem explicação, porém, a perda de contato entre o voo MH370 e a torre de comando, uma vez que, mesmo com a paralisação total dos motores, na altitude em que se encontrava o avião, haveria tempo de os pilotos realizarem uma chamada de emergência.

    Em 23 de fevereiro, o avião passou por uma revisão de rotina, que não apontou nenhuma anormalidade.

    editoria de arte/folhapress

    AFUNDAMENTO INTENCIONAL

    Teoria mais distante é de que o avião tenha sido guiado propositalmente em direção ao mar sob a pressão de um sequestro, como nos ataques terroristas de 11 de setembro, em Nova York. A investigação aponta ao menos dois suspeitos, que embarcaram no voo com passaportes roubados.

    Suicídio do piloto também é tido como hipótese.

    COMBINAÇÃO DE EVENTOS

    O desaparecimento do Boeing da Malaysia Airlines lembra o acidente com o avião da Air France, em 2009, que também sumiu repentinamente no mar, sem pedido de socorro –o voo saiu do Rio rumo a Paris.

    As causas desse acidente foram reveladas dois anos depois, com a localização da caixa-preta. A ocorrência de uma série de acontecimentos inusuais levou à queda do Airbus. Entre eles, problemas mecânicos e, principalmente, erro humano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024