• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 14:16:56 -03

    Policial afegão ataca e mata fotógrafa alemã a tiros na véspera da eleição

    DA EFE

    04/04/2014 06h45

    Uma fotógrafa da imprensa estrangeira morreu nesta sexta-feira e a repórter que a acompanhava ficou ferida com gravidade depois que as duas foram atingidas por disparos na Província de Khost, no leste do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

    A alemã Anja Niedringhaus, 48, que morreu, e a canadense Kathy Gannon, 60, estavam no país para fazer reportagens sobre as eleição presidencial do próximo sábado (5).

    O comboio era protegido por policiais e soldados afegãos, que viajavam em carros à frente. Ao chegar ao distrito de Tanai, o comandante das forças de segurança aproximou-se momentaneamente do carro das jornalistas.

    Em seguida, ele se afastou e virou novamente, abrindo fogo contra o banco de trás do veículo usando um fuzil AK-47. Durante os disparos, ele disse "Allahu akbar" ("Deus é grande", em árabe). Niedringhaus morreu na hora.

    O comandante, identificado pela polícia como Naqibullah, foi rendido por outros policiais e preso. Ainda não há informações se o agente teria atuado em nome de algum grupo armado.

    A violência contra os estrangeiros aumentou com a proximidade das eleições presidenciais, que acontecem amanhã no país centro-asiático, e os talebans ameaçaram recorrer às armas para boicotar a votação.

    Este foi o terceiro ataque fatal contra jornalistas nas últimas semanas no Afeganistão, depois que o afegão Sardar Ahmad, da agência francesa AFP, morreu há duas semanas junto com sua mulher e dois de seus três filhos em um atentado contra um hotel de Cabul.

    Além disso, o veterano jornalista anglo-sueco Nils Horner foi assassinado a tiros no último dia 11 no centro da capital enquanto fazia algumas entrevistas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024