• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 17:04:53 -03

    Israel suspende negociações com Autoridade Palestina após acordo com Hamas

    DIOGO BERCITO
    DE JERUSALÉM

    24/04/2014 13h59

    O gabinete de segurança israelense decidiu, após reunião de emergência em Jerusalém, suspender imediatamente as negociações de paz com a Autoridade Nacional Palestina.

    A medida israelense vem como resposta ao anúncio, feito ontem, do acordo de reconciliação política entre as facções palestinas Fatah e Hamas, após anos de divisão.

    Israel considera o Hamas como uma facção terrorista e, como tal, inadequada às negociações de paz.

    As conversas entre Israel e Autoridade Nacional Palestina iriam expirar, de qualquer maneira, na terça-feira, após terem sido renovadas no ano passado com mediação diplomática americana. Estagnadas, as negociações não tinham previsão de ser prolongadas.

    A liderança palestina aponta a responsabilidade israelense no desmoronamento das conversas pela paz, a partir da contínua construção de assentamentos na Cisjordânia e do não cumprimento da libertação de prisioneiros palestinos, como havia sido acordado anteriormente.

    O governo de Israel, por sua vez, critica a recusa palestina em reconhecer o Estado israelense como "judaico", uma de suas reivindicações. Além disso, aponta a aproximação com o Hamas como um sério obstáculo.

    "Talvez eles queiram que as negociações falhem", afirma à Folha um porta-voz da chancelaria israelense. "É um grande desapontamento."

    "Em vez de escolher a paz, [o presidente palestino Mahmoud Abbas] formou uma aliança com uma organização terrorista assassina que pede a destruição de Israel", afirmou mais cedo Binyamin Netanyahu, premiê israelense.

    Havia sido anunciado anteriormente pela liderança do Fatah, porém, que o governo de unidade a ser formado com o Hamas reconheceria Israel e se comprometeria com a solução de dois Estados para o conflito árabe-israelense. O Hamas não confirma.

    Fatah e Hamas estão divididos após um violento conflito em 2007. Hoje, Fatah tem o poder na Cisjordânia, e Hamas, em Gaza.

    Procurados pela reportagem da Folha, a Autoridade Nacional Palestina e o Hamas não responderam ao pedido de entrevista a respeito da suspensão nas negociações.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024