• Mundo

    Wednesday, 01-May-2024 23:48:34 -03

    A pedido do Equador, EUA encerram programa de segurança no país

    DA REUTERS

    25/04/2014 20h21

    Os Estados Unidos vão suspender uma iniciativa bilateral de segurança dirigida por oficiais militares em sua embaixada no Equador após um pedido do governo equatoriano, disse um porta-voz da embaixada nesta sexta-feira.

    O Equador enviou em 7 de abril uma carta à embaixada dos EUA pedindo-lhe que eliminasse o Escritório de Cooperação de Segurança, depois de comentários feitos em janeiro pelo presidente Rafael Correa de que a embaixada tinha um número "escandaloso" de oficiais militares.

    O escritório concedeu US$ 7 milhões ao Equador no ano passado para programas relacionados à capacitação técnica, manutenção de veículos e aviões, operações de combate ao narcotráfico e tráfico de seres humanos, entre outros.

    "O governo pediu que o escritório encerrasse suas atividades até o final de abril e nós respeitamos essa decisão soberana", disse o porta-voz Jeff Weinshenker à Reuters.

    "Lamentamos esse resultado porque vai limitar fortemente os nossos laços bilaterais em questões de segurança."

    Correa, um crítico fervoroso dos Estados Unidos, havia advertido que esses militares poderiam ter se "infiltrado" em diferentes setores do país, mas não deu detalhes.

    O Ministério das Relações Exteriores do Equador não emitiu nenhum comunicado sobre o caso e as autoridades não estavam disponíveis para comentar.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024