• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 10:08:25 -03

    Marcha na Venezuela desafia lei que limita protestos

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    26/04/2014 21h43

    Cerca de 3.000 opositores do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, marcharam em Caracas hoje, prometendo permanecer nas ruas em desafio a uma decisão do Tribunal Supremo de Justiça que limita protestos. Cerca de 30 pessoas foram presas, entre elas menores de idade, segundo a ONG Foro Penal.

    Os manifestantes carregavam cartazes contra a sentença emitida na quinta pelo Tribunal que dá à polícia o direito de dispersar os protestos que não tenham autorização prévia. A decisão, dizem os opositores, é a mais recente tentativa do governo Maduro para amordaçar a dissidência e calar o descontentamento geral com os índices de inflação e a escassez de produtos.

    Os protestos antigoverno, que já duram mais de dois meses, causaram 41 mortes até agora.

    A oposição protestou também contra um plano do governo de reforma do currículo escolar venezuelano. Segundo os manifestantes, as novas diretrizes tem caráter doutrinário e ideológico e buscam fortalecer o modelo socialista impulsionado pelo ex-presidente Hugo Chávez e seguido por seu herdeiro político, o presidente Nicolás Maduro.

    Manifestações também aconteceram hoje em outras cidades do país, como Valência (norte), San Cristóbal e Maracaibo (oeste). Apesar de os protestos terem perdido a força nas últimas semanas, ainda permanecem focos de violência, principalmente no leste de Caracas, reduto da oposição.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024