• Mundo

    Friday, 17-May-2024 04:54:57 -03

    Paris vai recrutar chineses para ajudar no policiamento no verão

    KIM WILLSHER
    DO "GUARDIAN"

    08/05/2014 12h36

    A polícia parisiense vai recrutar reforços da China para ajudar a patrulhar a capital francesa durante o período de maior movimento turístico no verão.

    Os policiais estrangeiros serão posicionados em volta das principais atrações turísticas para impedir que visitantes chineses sejam alvos de assaltantes e batedores de carteira.

    A França recebe cerca de 1 milhão de turistas chineses por ano.

    Um plano que se originou no Ministério do Interior francês propôs que policiais chineses patrulhassem os pontos turísticos parisienses juntamente com seus colegas franceses.

    Um porta-voz do ministério se negou a dar maiores detalhes ou falar em números, mas disse que o papel dos policiais chineses será preventivo e que eles atuarão como parte de uma operação global para proteger turistas na cidade.

    A polícia diz que os turistas chineses com frequência carregam grandes valores em dinheiro vivo, fato que os torna alvos de ataques. Estima-se que os turistas chineses gastem uma média de €1.300 por pessoa em suas férias, boa parte dos quais com artigos de grife.

    A iniciativa surgiu após o aumento no número de furtos e roubos cometidos contra turistas chineses. Em março do ano passado um grupo de 23 visitantes chineses foi assaltado num restaurante pouco depois de chegar a Paris. O grupo estava fazendo um tour de 12 dias pela Europa, mas parou para jantar em Le Bourget, num dos subúrbios ao norte de Paris, onde sofreu o roubo de €7.500 em dinheiro, passagens de avião e passaportes. O líder do grupo foi ferido no ataque.

    Mais tarde, a ministra do Turismo, Sylvia Pinel, disse que o governo está determinado a garantir a segurança de turistas no país.

    Tang Lu, da Agência de Turismo Chinesa em Paris, disse que o incidente não é incomum. Os chineses são vistos como turistas que gastam muito e são alvos de ladrões porque acredita-se que carreguem grandes valores em dinheiro. "Para nós, Paris tomou o lugar de Roma na lista das cidades onde é preciso tomar mais cuidado", disse Lu ao "Le Parisien". "Estamos ouvindo falar mais e mais frequentemente desse tipo de ataque contra visitantes chineses."

    Na zona central de Paris, a polícia enfrenta gangues organizadas de ladrões e punguistas, muitos deles crianças, vindos dos Balcãs e da Europa do leste, que assediam turistas com falsas "petições" ou pedidos de donativos para caridade.

    Jean-François Zhou, diretor geral da Ansel Travel, especializada em organizar viagens de turistas chineses, saudou as patrulhas. "Na China, a polícia francesa tem fama de ser relapsa. A presença de policiais chineses pode não apenas ter efeito dissuasivo, como ajudar no trato com os turistas", ele disse ao "Figaro".

    "Eles podem ajudar as vítimas a prestar queixa à polícia. Mesmo que não possamos ter um policial para cada turista, a presença deles trará um senso de segurança."

    A expectativa é que o número de visitantes chineses à França aumente este ano devido aos eventos ligados ao cinquentenário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Paris e Pequim.

    Tradução de CLARA ALLAIN

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024