• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 10:14:18 -03

    Polícia e estudantes em marcha entram em conflito na Venezuela

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    12/05/2014 18h22

    A Polícia Nacional Bolivariana (PNB) e a Guarda Nacional (GNB, Polícia Militar) impediram que nesta segunda-feira várias centenas de manifestantes marchassem por Caracas.

    Os manifestantes pediam a libertação dos detidos e convocaram novos protestos.

    Após a proibição da marcha, ocorreram enfrentamentos entre grupos de jovens encapuzados e os agentes policiais, que responderam com gases e realizaram várias detenções que não foram informadas oficialmente.

    Miguel Gutiérrez/Efe
    Polícia impede marcha de estudantes em Caracas
    Polícia impede marcha de estudantes em Caracas

    Os manifestantes também comemoravam os três meses de protestos no país. Desde fevereiro, a Venezuela é palco de atos que já deixaram 42 mortos.

    A reclamação é contra a inflação anual superior a 60%, a escassez de produtos básicos, a violência e a violação de direitos humanos.

    O movimento de oposição é classificado pelo governo de Nicolás Maduro como uma tentativa de golpe de Estado.

    O governo e a oposição estabeleceram há um mês uma mesa de diálogo para tentar encontrar uma saída à crise suscitada pelos protestos. As conversas são mediadas pela União de Nações Sul-americanas (Unasul) e o Vaticano.

    Maduro chamou reiteradamente os estudantes para que se somem a essa iniciativa, embora estes rejeitaram sua incorporação alegando que antes devem ser cumpridas uma série de exigências como a libertação dos detidos. Desde o início das reuniões, os estudantes apresentaram uma folha de condições que inclui a libertação dos estudantes detidos, a cessação da "criminalização" dos protestos, a renovação dos poderes públicos, entre outros.

    Em Mérida, no oeste do país, estudantes também protestaram contra o governo usando megafones e cartazes. Eles exigem a libertação de presos políticos e justiça pelos mortos durante a crise no país.

    CONTROLE DE PREÇOS

    Também nesta segunda, o governo ordenou a ocupação da empresa importadora e distribuidora de materiais de construção Representaciones Ferrecol.

    A empresa passará a ter uma venda supervisionada pelo governo, que a a acusa de vender com preços até 1900% mais altos.

    O vice-presidente Jorge Arreaza pediu nesta segunda que as empresas equilibrem seus preços e evitem sanções.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024