• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 02:47:49 -03

    Após polêmica, Vaticano diz que carta do papa à Argentina é verdadeira

    FELIPE GUTIERREZ
    DE BUENOS AIRES

    23/05/2014 12h39

    Uma carta do papa Francisco à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que foi considerada falsa por um padre, "é certa e verdadeira", afirmou nesta sexta-feira (23) o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

    Na correspondência, o pontífice, que é argentino, parabeniza o país pela Revolução de Maio, que deu início ao processo de independência argentino, comemorado no próximo domingo (25).

    Na quinta (22), o monsenhor Guillermo Karcher, que trabalha no cerimonial do Vaticano, havia dito ao canal de televisão argentino C5N que a carta "era falsa e de má fé". "É um artista que fez essa colagem. É para ficar surpreso, nunca aconteceu nada assim".

    Diante da acusação levantada, o secretário-geral da Presidência, Oscar Parrilli, e o secretário de culto do país foram à TV para dizer que a carta era verdadeira e seguiu o protocolo de sempre: saiu da nunciatura ("embaixada" da Igreja) e foi para o governo.

    O representante do Vaticano na Argentina, Emil Paul Tscherrig, deu uma entrevista coletiva às pressas para explicar sua ação no caso. Ele disse que a Igreja argentina não chegou a dizer que a carta era falsa. Houve "uma confusão, que não vem desta casa, desta nunciatura", afirmou.

    Por fim, Federico Lombardi, o porta-voz do papa, desmentiu o argentino Karcher, disse que a carta é "o mecanismo habitual para as festas nacionais".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024