• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 07:12:44 -03

    Zuluaga e Santos vão disputar segundo turno na Colômbia

    SYLVIA COLOMBO
    ENVIADA ESPECIAL A BOGOTÁ

    25/05/2014 19h41

    O atual presidente colombiano, Juan Manuel Santos, enfrentará num segundo turno o uribista Óscar Iván Zuluaga, em disputa que acontecerá no próximo dia 15 de junho.

    Zuluaga ficou à frente na votação do último domingo, obtendo 29,2% dos votos, contra 25,5% de Santos.

    Em terceiro e quarto lugares, praticamente empatadas, a conservadora Marta Lucía Ramírez, 15,5%, e a esquerdista Clara López, 15,3%.

    O ex-prefeito de Bogotá e candidato verde, Enrique Peñalosa, obteve 8% dos votos. A votação teve alta abstenção, de 60% –o voto na Colômbia não é obrigatório.

    Mauricio Dueñas Castañeda/Efe
    Opositor Óscar Iván Zuluaga (à esq.) e o presidente Juan Manuel Santos participam de debate
    Opositor Óscar Iván Zuluaga (à esq.) e o presidente Juan Manuel Santos participam de debate

    DECLARAÇÕES

    Por volta das 17h, Peñalosa foi o primeiro candidato a dar declarações, aceitando a derrota. "Desejo à Colômbia um segundo turno positivo e de debates para o país. Minha aliança ainda não definiu apoios."

    A esquerdista Clara López também deu declarações. "Agradeço aos que acreditaram pelas duas mulheres nessa corrida eleitoral e espero que o debate daqui por diante seja democrático."

    Marta Lucía também reconheceu a derrota. "Sou uma mulher institucionalista e respeito as instituições."

    Até o fechamento desta edição, nem Santos nem Zuluaga haviam dado declarações.

    ACUSAÇÕES

    A reta final da campanha foi marcada por acusações mútuas dos dois principais enfrentados.

    Zuluaga teve um vídeo divulgado pela revista "Semana" em que aparecia conversando com um hacker sobre como usar informação sigilosa da negociação do governo com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em sua campanha.

    O candidato apresentou defesa dizendo que o vídeo era falso, mas a Procuradoria atestou, por meio de perícia, que se tratava de uma gravação verdadeira.

    Por outro lado, Santos foi acusado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, seu ex-aliado e agora padrinho de Zuluaga, de receber dinheiro do narcotráfico para sua campanha.

    À exceção da remoção de mais de 300 pessoas da plaza Bolívar, na última quarta-feira (21), o processo ocorreu sem incidentes.

    O feriado eleitoral neste domingo de sol levou os colombianos a lotar os parques da capital, Bogotá.

    FARC

    Nas ruas da capital, houve carreatas com cartazes com o "Z" de Zorro idealizado pelo marqueteiro brasileiro Duda Mendonça, enquanto muitas pessoas saíram a votar usando camisetas brancas com uma pomba, símbolo da campanha de Santos.

    Há dezoito meses, o presidente iniciou um processo de negociação de paz com as Farc para colocar fim a uma guerra de 50 anos. À princípio exitoso, o projeto agora esbarra na rejeição dos colombianos em dar anistia a ex-guerrilheiros, um dos pontos do acordo.

    "Há uma parte da sociedade que quer a volta da mão-dura de Uribe, e esta se manifesta na repentina alta votação de Zuluaga", disse o ex-presidente César Gaviria.

    Zuluaga propõe suspender o processo de paz e voltar a usar as estratégias de Uribe, que incluíam investimento nas ações do Exército e eventual acordo com milícias paramilitares.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024