• Mundo

    Saturday, 04-May-2024 18:15:27 -03

    Zuluaga diz que não vai abandonar negociações com as Farc

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    30/05/2014 19h59

    O candidato presidencial colombiano Óscar Iván Zuluaga, que enfrenta o atual presidente Juan Manuel Santos nas urnas, abandonou sua ameaça de encerrar as conversas de paz com os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) caso seja eleito, mudando a posição que havia adotado anteriormente.

    Zualaga, de direita, foi o candidato com mais votos no primeiro turno realizado no domingo, embora não tenha obtido o suficiente para evitar um segundo turno em 15 de junho.

    Ele agora está praticamente empatado com Santos, de acordo com pesquisa desta quinta-feira (29).

    Zuluaga disse na quinta-feira à rádio Caracol que, se eleito, ainda exigirá que o grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) interrompa os combates e as atividades criminosas, mas acrescentou que não mais suspenderia imediatamente as negociações como havia prometido.

    Na segunda (26), Zuluaga, que tem o apoio do popular ex-presidente Álvaro Uribe, disse que se eleito iria suspender as negociações de paz com a guerrilha até que o grupo declarasse um completo cessar-fogo.

    O candidato não disse quanto tempo daria às Farc para declarar um cessar-fogo, uma condição que a guerrilha rejeitou até agora, mas disse ter mudado de opinião a pedido da líder do Partido Conservador, Marta Lucía Ramírez, em troca de seu apoio na fase final da campanha.

    A questão de como encerrar esse conflito no país, que já dura 50 anos e tirou a vida de mais de 220 mil pessoas, tem sido um ponto crucial na corrida eleitoral.

    Desde novembro de 2012, o governo e as Farc, negociam a paz em Havana, Cuba. Até agora, as Farc e o governo Santos entraram em acordo sobre três de seis pontos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024