• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 08:18:37 -03

    Militar americano libertado pelo Taleban chega à Alemanha

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    01/06/2014 13h12

    O sargento americano Bowe Bergdahl libertado neste sábado (31), no Afeganistão, depois de quase cinco anos preso pelo grupo extremista islâmico Taleban, chegou à Alemanha neste domingo (1º). Ele foi levado a um centro médico militar dos EUA em Landstuhl, no sudoeste do país, onde passará por um processo de reabilitação.

    Segundo o Exército americano, Bergdahl será submetido a exames médicos e psicológicos. O Exército não deu detalhes sobre o estado de saúde do sargento, de 28 anos.

    Preso desde 30 de junho de 2009, Bergdahl era o único prisioneiro das tropas de coalizão que ainda estava nas mãos do Taleban. Ele foi libertado, depois de uma negociação entre o governo americano e os insurgentes, em troca de cinco líderes talebans, detidos na base americana de Guantánamo, em Cuba, e que chegaram ao Qatar no domingo (1º). Os líderes talebans ficarão sob custódia das autoridades locais e não poderão deixar o Qatar por um ano.

    Também no domingo, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, chegou ao Afeganistão para uma visita que não havia sido anunciada.

    Hagel declarou que vai se reunir com comandantes do exército americano para conhecer a situação de segurança no Afeganistão e para confirmar a capacidade do governo local de manter e equipar militares e policiais.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024