• Mundo

    Saturday, 11-May-2024 12:37:59 -03

    Aviação iraquiana bombardeia palácios de Saddam ocupados por jihadistas

    DA EFE

    12/06/2014 16h46

    A aviação iraquiana bombardeou nesta quinta (12) o complexo de palácios que pertenceu ao ditador Saddam Hussein (1937-2006) e que os jihadistas ocuparam na cidade de Tikrit, ao norte de Bagdá.

    O complexo está sob controle de insurgentes sunitas, entre eles o extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

    Os jihadistas dominam a cidade natal de Saddam, apesar da emissora oficial iraquiana ter informado anteriormente que o Exército tinha recuperado hoje seu controle.

    As Forças Armadas informaram em comunicado que sua aviação também bombardeou localidades como a cidade de Mossul, capital da província de Ninawa e tomada na terça-feira pelos jihadistas apoiados por combatentes tribais sunitas.

    Em Mossul, o Exército lançou uma ofensiva aérea contra o quartel militar de Al Gazlani, ocupado pelos insurgentes.

    Além disso, fontes de segurança disseram que a cidade de Biji, na província de Saladino, segue em mãos dos combatentes rebeldes, contradizendo as informações que afirmavam que tinha sido recuperada por forças de segurança iraquianas.

    SAIBA MAIS
    ANÁLISE

    Ainda não se sabe por enquanto a situação na refinaria de petróleo situada perto de Baiji, a mais importante do país, e que segundo rumores estaria cercada por jihadistas.

    Um funcionário do Ministério do Interior, que pediu para não ser identificado, informou à Efe que a instalação "está protegida por uma força militar de elite e é impossível cair em mãos de terroristas".

    A fonte acrescentou que os bombardeios contra Tikrit começaram ontem e revelou que reforços militares chegaram na cidade de Samarra, a 120 quilômetros ao norte de Bagdá, que também está sendo disputada pelas partes em conflito.

    Além disso, afirmou que as forças militares estão se mobilizando para lançar uma operação ampla nos próximos dias para recuperar Mossul com o apoio de voluntários.

    Os insurgentes sunitas, liderados pelo EIIL, tomaram zonas das províncias de Ninawa, Saladino e Kirkuk nos últimos dias.

    Além disso, ameaçaram seguir avançando rumo a Bagdá e inclusive até as cidades de Karbala e Najaf, onde se encontram os principais santuários xiitas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024