• Mundo

    Monday, 20-May-2024 17:15:03 -03

    Manifestantes jogam coquetel molotov contra embaixada russa em Kiev

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    14/06/2014 20h42

    Manifestantes jogaram na noite deste sábado um coquetel molotov na embaixada russa em Kiev, de onde antes haviam retirado a bandeira da Rússia e virado os carros diplomáticos.

    Cerca de 200 manifestantes bloqueiam os acessos à embaixada russa em Kiev beste sábado, em protesto pelo apoio de Moscou aos separatistas do sudeste da Ucrânia, que mataram nas últimas horas 54 soldados ucranianos.

    Os bombeiros controlaram rapidamente as chamas causadas pelo coquetel na parede da embaixada e jogaram espuma nos veículos atacados para impedir que pegassem fogo.

    Sergei Supinsky/AFP
    Manifestantes destroiram carros oficiais e jogam coquetel molotov na embaixada da Rússia em Kiev
    Manifestantes destroiram carros oficiais e jogam coquetel molotov na embaixada da Rússia em Kiev

    Os manifestantes tombaram os veículos diplomáticos estacionados em frente ao local, lançaram ovos e conseguiram despendurar a bandeira russa, perante a passividade das forças antidistúrbios que se encontravam nas imediações.

    O ataque ocorreu depois de os separatistas pró-russos terem derrubado, neste sábado, um avião militar IL-76 no aeroporto de Lugansk (leste), causando a morte dos nove integrantes da tripulação e de 40 paraquedistas.

    EUA

    Os Estados Unidos condenaram neste sábado o ataque à embaixada russa em Kiev e pediu às autoridades ucranianas que cumpram com sua obrigação de dar segurança "adequada" a qualquer sede diplomática.

    "Os Estados Unidos condenam o ataque à embaixada russa em Kiev e pede às autoridades ucranianas que cumpram com suas obrigações da Convenção de Viena para proporcionar uma segurança adequada", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

    A Convenção de Viena de 1961 governa as relações diplomáticas e recolhe a obrigação internacional de proteger as delegações diplomáticas e outras organizações internacionais.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024