• Mundo

    Friday, 03-May-2024 09:29:52 -03

    Começa o segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia

    DA EFE

    15/06/2014 12h18

    Os colégios eleitorais da Colômbia abriram neste domingo (15) às 8h locais (10h de Brasília) para o segundo turno das eleições presidenciais que têm como candidatos o atual líder, Juan Manuel Santos, e o uribista Óscar Iván Zuluaga.

    Durante oito horas, até as 16h locais (18h de Brasília), mais de 32 milhões de cidadãos poderão depositar seu voto em quase 90 mil urnas distribuídas em 10 mil postos de votação de todo o país.

    Santos, de 62 anos, se apresenta como candidato da coalizão União Nacional com a bandeira da paz e a promessa de chegar a um acordo para o fim do conflito com os grupos guerrilheiros.

    Jose Miguel Gomez/Reuters
    Presidente Juan Manuel Santos vota neste domingo (15) na Colômbia
    Presidente Juan Manuel Santos vota neste domingo (15) na Colômbia

    Zuluaga, de 55, é o candidato do Centro Democrático, um movimento de direita liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010), que defende um recrudescimento das condições para seguir a negociação com a guerrilha.

    Com esse discurso, Zuluaga foi o ganhador do primeiro turno, em 25 de maio, no qual, contra todas as previsões, obteve 29,25% dos votos contra 25,69% de Santos.

    Guillermo Legaria/AFP
    Ex-presidente Álvaro Uribe deposita seu voto em domingo de eleições na Colômbia
    Ex-presidente Álvaro Uribe deposita seu voto em domingo de eleições na Colômbia

    Para esse turno, as pesquisas de intenções de voto não aclararam a situação. Algumas indicam que Santos sairá vitorioso e outras dão como vencedor a Zuluaga, em ambos casos por cômodas margens.

    O governo espera que as eleições sejam tão tranquilas quanto as de três semanas atrás, tanto pelo envio das forças de segurança como pelo cessar-fogo unilateral das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), vigente de 9 a 30 de junho, e a promessa do ELN (Exército de Libertação Nacional) de respeitar o processo eleitoral, embora sem uma trégua.

    Acredita-se que uma hora depois do fechamento das seções eleitorais os colombianos já saibam o nome do próximo presidente do país para o período de 2014 a 2018.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024