• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 07:36:47 -03

    Presos chilenos assistirão filmes gays para erradicar homofobia das prisões

    DA EFE

    27/06/2014 11h37

    Um acordo do governo chileno com uma entidade de direitos dos homossexuais vai levar às penitenciárias do país filmes sobre minorias sexuais. O objetivo é erradicar a homofobia nas prisões.

    O projeto está previsto no convênio assinado nesta sexta-feira (27) entre a guarda prisional e o Movimento de Libertação Homossexual (Movilh).

    Logo após a assinatura do acordo, na Prisão Santiago 1, na capital do país, foi exibido em um telão um curta-metragem espanhol sobre a diversidade sexual.

    O compromisso prevê também a realização de capacitação e cursos sobre diversidade sexual para guardas e presos, além da promoção de concursos literários sobre o tema.

    O projeto propõe ainda avanços em políticas contra a discriminação e mostras de cinema sobre a diversidade sexual aos presos.

    "Nas prisões são comuns os abusos por razão da orientação sexual ou identidade de gênero entre os presos e as formas de expressão são brutais. Este é um setor de maior ou dupla vulnerabilidade que precisa de intervenção urgente e isso será feito a partir de amanhã", afirmou Rolando Jiménez, diretor da área de direitos humanos do Movilh.

    A iniciativa, que é respaldada pelas embaixadas do Reino Unido e da União Europeia, faz parte da comemoração dos 45 anos do surgimento das marchas do Orgulho Gay no mundo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024