• Mundo

    Friday, 03-May-2024 17:55:30 -03

    Grupo jihadista anuncia criação de califado islâmico no Iraque

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    29/06/2014 15h49

    Os jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), que fazem uma ofensiva no Iraque e combatem na Síria, anunciaram neste domingo (29) o o restabelecimento do califado, regime político islâmico encerrado há um século com a queda dos otomanos.

    Em uma gravação de áudio divulgada na internet, o EIIL, que agora se chama "Estado Islâmico", designou seu líder Abu Bakr al-Baghdadi o "califa" e, portanto, o "chefe dos muçulmanos em todo o mundo".

    O califado deve ser imposto nas regiões conquistadas por este grupo na Síria e no Iraque, onde conseguiram assumir o controle de amplas regiões do território.

    "Durante uma reunião, a shura (conselho) do Estado islâmico decidiu anunciar a criação do califado islâmico e designar um califa para o Estado dos muçulmanos. O xeque jihadista Al-Baghdadi foi designado califa dos muçulmanos", anunciou em uma gravação Abu Mohamed al-Adnani, porta-voz do EIIL.

    As palavras "Iraque" e "levante" são suprimidas da sigla EIIL, que tem como nome oficial agora "Estado Islâmico", completou Adnani.

    COMBATES

    O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou neste domingo que o Estado Islâmico executou e crucificou oito combatentes de brigadas rebeldes rivais na província de Aleppo, no norte da Síria.

    Em comunicado, a ONG explica que as vítimas foram executadas no sábado (28) na cidade de Deir Hafer, em uma praça onde os corpos vão continuar crucificados durante três dias.

    Na cidade de Al Bab, também a leste de Aleppo, o EIIL manteve atado a uma cruz outro homem durante várias horas como castigo por ele ter dado "falso testemunho".

    A organização extremista aplicou o castigo da crucificação anteriormente em outras zonas do norte da Síria, onde tem seu bastião na província de Al Raqqah.

    O grupo também domina amplas zonas do Iraque, principalmente na região ocidental de Al-Anbar e na setentrional de Ninawa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024