• Mundo

    Monday, 06-May-2024 13:59:04 -03

    China e Índia discutem instalação de petrolífera e acordo antiterrorismo

    ANDRÉ UZÊDA
    DE FORTALEZA

    14/07/2014 21h54

    O primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, e o presidente da China, Xi Jinping, estiveram reunidos nesta segunda-feira (14) em Fortaleza para discutir um acordo bilateral que envolve a parceria econômica entre os países e uma ação conjunta contra o terrorismo.

    O encontro reservado entre os dois líderes aconteceu um dia antes da reunião entre os cinco chefes de estado que representam os países na sexta cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorre na terça-feira (15) na capital cearense.

    Em entrevista coletiva, Modi revelou que, durante o encontro de 1 hora e 20 minutos com Xi Xiping, ele pediu que uma das gigantes petrolíferas da China passasse a investir na Índia.

    "Ele ficou de estudar esta questão", disse o primeiro ministro indiano, que ressaltou ainda que historicamente nas relações comerciais entre os dois países a balança tem sido desfavorável aos indianos.

    Foram tratados também formas de aumentar o turismo entre os dois países, além de parcerias de serviço, comércio e indústria.

    Modi disse ainda que recebeu um convite do presidente da China para visitar Pequim em novembro, quando acontece o encontro dos países que compõem o bloco Asio-Pacífico, entre eles EUA, Japão, China e México.

    Um dos últimos pontos tratados entre os dois líderes foi um plano conjunto para se precaver do terrorismo, sobretudo islâmico. As ações sem parceria não foram detalhadas.

    Nos últimos anos, o governo chinês tem intensificado as ações contra o terrorismo após atentados ocorridos no interior do país, mais precisamente na província de Xinjiang. Segundo o governo, há grupos extremistas que reivindicam a independência deste território com apoio tático dado por países como Afeganistão e Paquistão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024