• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 08:11:17 -03

    Ministro francês critica violência antissemita após distúrbios em Paris

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    21/07/2014 10h33

    O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, visitou nesta segunda-feira (21) Sarcelles e classificou de violência antissemita os distúrbios ocorridos no domingo nessa cidade da periferia, ao norte de Paris, após uma manifestação pró-palestina.

    "Quando se aproximam de uma sinagoga ou queimam uma loja porque o proprietário é judeu, cometem atos antissemitas. Precisamos chamar as coisas por seu verdadeiro nome", disse aos jornalistas.

    Várias lojas da cidade foram saqueadas no domingo, entre elas uma loja de comida kosher que já havia sido alvo de um atentado com granada em 2012 por um grupo que posteriormente foi desmantelado.

    Miguel Medina/AFP
    Policiais investigam local incendiado durante manifestação em Sarcelles, na França
    Policiais investigam local incendiado durante manifestação em Sarcelles, na França

    A violência em Sarcelles, onde carros também foram incendiados, começou após uma manifestação proibida de apoio aos palestinos de Gaza. Dezoito pessoas foram detidas e onze, entre elas quatro menores de idade, seguiam sob custódia policial nesta segunda-feira.

    E embora tenha estimado que "é normal" que possa haver manifestações, justificou a proibição de antemão do protesto de Sarcelles contra os ataques militares de Israel em Gaza porque "tínhamos vários elementos que apontavam a que podia acontecer a violência e confrontos, em particular violência antissemita".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024