• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 17:05:25 -03

    Opositor diz que governo de Maduro é 'ditadura'

    DE SÃO PAULO

    22/07/2014 08h05

    O líder opositor venezuelano Leopoldo López, preso desde fevereiro por incitação à violência, manifestou-se nesta segunda (21) em carta aberta, acusando o governo do presidente Nicolás Maduro de ser uma "ditadura".

    O governo de Maduro alega que López e seu partido, o Vontade Popular, querem derrubá-lo do poder via um golpe de Estado.

    O julgamento do líder político deve ter início nesta quarta (23).

    "Tenho sido um perseguido chavista por mais de dez anos", diz López, na carta. "Durante mais de um ano, a partir de janeiro de 2013, Nicolás Maduro expressou publicamente, incluindo em cadeias nacionais de rádio e televisão, seu desejo de me colocar na prisão pelas opiniões emitidas contra seu governo", prossegue.

    A carta é intitulada "Eu Acuso a Ditadura Venezuelana", referência à carta aberta "Eu Acuso", de Émile Zola, que denunciava fraudes no julgamento do militar judeu Alfred Dreyfus, caso que viria a ser um dos escândalos políticos mais famosos do século 19 na França.

    "Estou preso por haver denunciado o Estado venezuelano como corrupto, ineficiente, repressor e antidemocrático. Estou preso por haver denunciado em voz alta que na Venezuela não há democracia", afirma López.

    O opositor ressalta, ainda, que as acusações do governo não procedem, já que nos discursos anteriores à sua detenção, ele defendia a não violência como forma de engajamento nas passeatas.

    Sua prisão ocorreu em 12 de fevereiro, após a primeira de diversas manifestações contra o governos e Nicolás Maduro, que deixaram um saldo de 42 mortos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024