• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 21:25:26 -03

    Em nota, Brasil engrossa crítica à ação de Israel e poupa o Hamas

    DE SÃO PAULO

    23/07/2014 20h45

    Em sua mais enfática manifestação desde o início da operação israelense na faixa de Gaza, o governo brasileiro disse nesta quarta-feira (23) que considera "inaceitável" o que chamou de "uso desproporcional da força" por parte de Israel.

    Desde o último dia 8, as forças israelenses atacam o território palestino na tentativa de desmantelar o grupo radical islâmico Hamas. Conforme fontes em Gaza, ao todo, 695 palestinos já morreram. Do lado israelense, foram 30 militares e dois civis.

    Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, informou que chamou a Brasília, para consultas, seu embaixador em Tel Aviv –o que, na linguagem diplomática, é considerado uma repreensão.

    O texto também "reitera" o "chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes".

    Não há referência na nota aos foguetes lançados pelo Hamas contra o território israelense. Isso marca uma grande mudança em relação a um comunicado do dia 17, em que o ministério afirmava condenar "igualmente" os bombardeios israelenses e os ataque vindos de Gaza.

    Daquela vez, o Itamaraty também expressava "solidariedade" com as vítimas "na Palestina e em Israel" enquanto, agora, menciona apenas o "elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças" deixado pelos ataques israelenses.

    O comunicado justifica com a escalada da violência o voto dado pelo Brasil em favor da resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU que aprovou, também nesta quarta, a abertura de uma investigação para avaliar se Israel cometeu crime de guerra em Gaza.

    A resolução foi aprovada por 29 dos 47 países presentes. Os EUA, aliado de Israel, foram os únicos contra. Abstiveram-se 17 países, na maioria europeus.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024