• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 19:08:17 -03

    Queda de avião com 116 a bordo na África é 'provável', diz chanceler francês

    DE SÃO PAULO

    24/07/2014 12h48

    Um voo da companhia aérea Air Algerie desapareceu no ar, nesta quinta-feira (24), com 116 pessoas a bordo quando seguia de Uagadugu, capital de Burkina Fasso, para Argel, capital da Argélia. Um funcionário da empresa que não quis se identificar já confirmou que o avião caiu. O chanceler francês, Laurent Fabius, disse que a aeronave "provavelmente" caiu.

    O controle teria perdido contato com o avião à 1h55 (22h55 de Brasília), cerca de 50 minutos após a decolagem, quando ele sobrevoava o Mali. Autoridades de Burkina Fasso afirmaram que entregaram o voo à torre de controle de Niamey, Níger, à 1h38. Eles disseram que o último contato com o voo ocorreu logo após 3h30.

    Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

    Segundo Fabius, ainda não há nenhum sinal de escombros, e as buscas estão sendo realizadas por caças franceses "em uma vasta zona do território malinense ao redor da região de Gao".

    Gao é uma cidade controlada pelo governo malinense, em grande parte, porém palco de violência separatista.

    O avião operado pela Air Algerie -um modelo MD-83 pertencente à companhia aérea privada espanhola Swiftair- levava seis tripulantes (espanhóis) e 110 passageiros. Destes, mais de 50 eram franceses. Outros 27 eram burquinenses. Não há confirmação sobre a nacionalidade dos demais.

    ACIDENTES

    O episódio é o último de uma série de desastres aéreos. Em março, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu com 239 pessoas a bordo quando ia de Kuala Lumpur (Malásia) para Pequim (China).

    Na semana passada, outro avião, também da Malaysia Airlines, um Boeing-777, foi derrubado aparentemente pelo disparo de um míssil na região ucraniana de Donetsk, perto da fronteira com a Rússia. O medo de que algo parecido ocorresse em Israel fez empresas americanas e europeias suspenderem voos internacionais para o aeroporto de Tel Aviv -a maioria já retomou as atividades.

    Ademais, nesta quarta, um avião da Transasia Airways caiu em Taiwan durante um temporal, matando 48 pessoas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024