• Mundo

    Thursday, 25-Apr-2024 05:16:36 -03

    Manifestação pró-Israel em São Paulo reúne cerca de 600 pessoas

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    24/07/2014 21h01

    Uma manifestação a favor do direito de defesa de Israel aconteceu nesta quinta-feira (24), na praça Cinquentenário de Israel, no Pacaembu, em São Paulo.

    Segundo a PM, cerca de 600 pessoas foram ao ato, organizado pela Juventude Judaica Organizada e pela Federação Israelita do Estado de São Paulo.

    A manifestação aconteceu em meio às repercussões da nota emitida pelo Itamaraty nesta quarta (23), que condenou o que chamou de "uso desproporcional da força" por Israel e poupou de críticas o Hamas.

    "Tudo o que Israel está fazendo é uma reação a mísseis que são disparados diariamente há vários anos em cima de cidades totalmente civis de Israel", afirmou Dov Bigio, da Juventude Judaica Organizada, que declarou ter ficado "muito decepcionado" com a nota do Itamaraty.

    "Só não estão morrendo tantos ou mais civis em Israel porque temos tecnologia e Israel está preparada para se defender. O Hamas usa crianças como escudo, e monta suas bases militares em hospitais, escolas e mesquitas".

    "O Hamas pensa que qualquer pessoa que não pensa como eles é infiel. Se o Hamas estivesse no Brasil, faria a mesma coisa com quem não pensa como eles", disse o bancário Sérgio Goldstain, 36.

    O clima era de irritação com a posição assumida pelo governo brasileiro sobre o conflito envolvendo Israel e organizações palestinas na faixa de Gaza.

    "Vim aqui para mostrar minha indignação com o governo brasileiro", disse um jovem que não quis se identificar. "Israel está fazendo apenas o que é o nosso direito de defesa. Que pai de família deixaria seus filhos serem atingidos por mísseis diariamente?"

    Outra pessoa que não se identificou disse que a decisão da diplomacia brasileira foi "tendenciosa e infeliz".

    O ato durou cerca de uma hora e foi acompanhado por um carro de som. Ao final, os manifestantes cantaram salmos em hebraico e músicas judaicas.

    De acordo com a PM, nenhum incidente foi registrado durante a manifestação.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024