• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 15:29:28 -03

    Hamas afirma não ter capturado soldado israelense

    DA AFP

    01/08/2014 22h41

    O braço militar do Hamas afirmou na madrugada deste sábado (no horário local) que não possui informações sobre o soldado israelense considerado desaparecido na sexta-feira perto de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

    "As Brigadas Ezzedine al-Qassam não têm informações sobre esse soldado. Nós perdemos contato com um de nossos grupos de combatentes que luta no setor onde desapareceu o soldado e é possível que nossos combatentes, assim como esse soldado, tenham sido mortos", acrescentou o grupo no comunicado.

    A nota das Brigadas é a primeira reação oficial do braço armado do Hamas desde o desaparecimento, na manhã de sexta-feira, do subtenente Hadar Goldin, 23 anos, na região de Rafah.

    As Brigadas Ezzedine al-Qassam informaram ainda que o confronto no setor de Rafah ocorreu às 07H00 local de sexta-feira, uma hora antes da entrada em vigor da trégua humanitária.

    Segundo o Exército israelense, soldados envolvidos na destruição de um túnel do Hamas na região de Rafah foram atacados por "terroristas" por volta das 09h30, após o início da trégua humanitária.

    No confronto, um suicida detonou os explosivos que carregava junto ao corpo, matando dois soldados, e os "primeiros elementos indicam" que também ocorreu o sequestro do suboficial, segundo o porta-voz militar Peter Lerner.

    DINHEIRO PARA ISRAEL

    Pouco antes da virada de sexta (1º) para sábado (2), o Congresso dos EUA aprovou, antes de entrar em recesso, mais US$ 225 milhões a serem destinados emergencialmente ao sistema israelense de defesa antimísseis.

    O dinheiro será usado principalmente no Domo de Ferro, sistema que, segundo Israel, vem impedindo que civis no país sejam atingidos por foguetes do Hamas disparados da faixa de Gaza.

    A Câmara aprovou a liberação do financiamento por 395 votos a 8. Como já foi aprovado pelo Senado, o empréstimo depende agora apenas da sanção do presidente Barack Obama.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024