• Mundo

    Saturday, 04-May-2024 19:35:08 -03

    Republicanos nos EUA aprovam projeto para conter imigração

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    01/08/2014 23h04

    A maioria republicana na Câmara dos Deputados dos EUA, oposição ao governo do presidente Barack Obama, aprovou ontem um projeto que prevê destinar US$ 694 milhões para aumentar a segurança na fronteira com o México e impedir menores desacompanhados de imigrar para o país.

    Estima-se que, desde outubro, cerca de 60 mil crianças e adolescentes de El Salvador, Honduras e Guatemala tenham entrado ilegalmente nos EUA, fugindo da pobreza e das gangues de narcotraficantes que atuam nos seus países.

    A aprovação do projeto, por 223 votos a 189, ocorreu um dia depois de os republicanos mais conservadores, ligados ao movimento Tea Party, rejeitarem uma versão anterior do texto, expondo mais uma vez a divisão entre seus ativistas e as alas mais tradicionais do partido.

    O Senado —para onde o projeto segue após a aprovação da Câmara–, porém, já está em recesso de verão de cinco semanas, o que significa que o texto não deve ser discutido antes de setembro. Além disso, a maioria nessa Casa é do partido de Obama, o Democrata, e se espera que ela derrube a proposta de lei.

    "Nós não poderíamos ir para casa [para o recesso] sem uma decisão", disse a deputada Kay Granger, do Texas, que ajudou a redigir o projeto original. Para ela, a proposta servirá como um marco para as negociações em setembro visando resolver a crise humanitária dos imigrantes.

    Os democratas alegam que o texto, do jeito que está, faria as crianças imigrantes voltarem rapidamente a condições perigosas em seus países de origem, e o próprio presidente Obama chamou o projeto republicano de "extremo" e "impraticável".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024