• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 14:41:37 -03

    Grupo que criou califado no Iraque conquista mais uma cidade

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    03/08/2014 09h08

    Combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiram neste domingo o controle da cidade iraquiana de Sinjar (noroeste), próxima à fronteira com a Síria, anunciaram fontes curdas.

    "Os peshmerga (combatentes curdos) se retiraram de Sinjar, o EI entrou na cidade", afirmou à agência AFP Jeir Sinjari, líder do partido União Patriótica do Curdistão (UPK).

    "Hastearam a bandeira nos edifícios do governo", completou Sinjari.

    Outras fontes confirmaram a queda da cidade, que fica entre a fronteira síria e a cidade iraquiana de Mossul, para os jihadistas, que iniciaram uma ofensiva em junho.

    O Estado Islâmico controla amplos territórios nas regiões norte e oeste do Iraque. Em junho, o grupo anunciou a criação de um califado islâmico nas áreas que conquistou no Iraque e na Síria.

    Sinjar abriga milhares de pessoas deslocadas pela ofensiva dos insurgentes sunitas, liderados pelo EI.

    "Milhares de pessoas fugiram. Algumas para as montanhas sob controle curdo e também para Dohuk, na região autônoma do Curdistão", disse um representante do partido UPK.

    De acordo com o UPK, os jihadistas sunitas destruíram o santuário xiita de Sayeda Zeinab, pouco depois de assumir o controle de Sinjar.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024