• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 12:52:39 -03

    Cerca de 400 mil são instruídos a evitar água encanada em Ohio

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    03/08/2014 16h41

    Cerca de 400 mil pessoas foram instruídas a evitar beber água encanada em Ohio, Estados Unidos, devido a uma toxina encontrada no abastecimento de água local.

    Segundo o prefeito de Ohio, Michael Collins, mais testes são necessários para garantir que as toxinas foram completamente eliminadas do sistema de fornecimento de água local.

    De acordo com Collins, as novas amostras que apontam para uma redução no nível de toxinas na água são um sinal positivo.

    As autoridades de Toledo emitiram um comunicado no sábado após testes em uma estação de tratamento de água terem resultado em duas amostras com leitura positiva para microcistina acima dos níveis seguros para consumo, possivelmente por causa das algas presentes no lago Erie.

    A população também deve evitar ferver a água porque isso aumentaria a concentração da toxina. O prefeito também alertou que as crianças não deveriam tomar banho com a água contaminada e que os animais de estimação também deveriam evitar beber.

    A proliferação das algas no verão (hemisfério norte) tem se tornado frequente e problemática ao longo da parte oeste do lago Erie. As toxinas liberadas podem matar animais e provocar doenças em humanos.

    Longas filas rapidamente se formaram em centros de distribuição de água e as garrafas de água sumiram das prateleiras de lojas.

    A Prefeitura e autoridades que monitoram a água estão esperando a análise de novas amostras no laboratório federal de Cincinnati, afirmou o prefeito.

    De acordo com Collins, não há informações de pessoas que tenham adoecido por beberem água.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024