• Mundo

    Saturday, 05-Oct-2024 16:04:44 -03

    Gravações de avião que caiu no Mali foram danificadas, diz órgão francês

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    07/08/2014 13h39

    O órgão francês que investiga a queda do avião da companhia Air Algérie no Mali informou nesta quinta-feira (7) que as gravações das conversas da tripulação estavam danificadas.

    A aeronave, do modelo MD-83, caiu em 24 de julho no norte do país africano, enquanto seguia de Uagadugu, em Burkina Fasso, para Argel, na Argélia. Os 110 passageiros e os seis tripulantes que estavam a bordo morreram.

    Segundo o diretor do Escritório de Investigação e Análises francês, Rémi Jouty, as gravações estão incompreensíveis, mas que a fita magnética que as armazenou poderá ser recuperada.

    "Essa disfunção não é o resultado do acidente", disse, ressaltando que se trata de uma falha no sistema sem relação com o impacto e que esta situação já ocorreu outras vezes em acidentes com aviões mais antigos.

    Sem a gravação da cabine dos pilotos, os investigadores recorrerão a outros dados, como os parâmetros de voo registrados em outra caixa-preta e as comunicações que os pilotos fizeram com os controles de tráfego aéreo.

    Jouty afirma que, a partir da trajetória da aeronave, é possível inferir que o avião se desintegrou em vários pedaços durante o voo, motivo pelo qual ainda não é possível descartar que ela tenha sido derrubada.

    Os investigadores franceses quiseram anunciar os primeiros dados das pesquisas para evitar os rumores que aparecem na imprensa e à espera de poder publicar um primeiro relatório preliminar em meados de setembro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024