• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 15:05:32 -03

    Premiê turco vence na primeira eleição presidencial direta do país

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/08/2014 19h30

    O premiê Recep Tayyip Erdogan saiu vencedor da primeira eleição presidencial direta da Turquia neste domingo (10), com 51,9% dos votos.

    O resultado permitirá que Erdogan comande o país por mais cinco anos. Ele é primeiro-ministro desde 2003, com três nomeações, e agora, se demitirá do cargo e nomeará um substituto antes de assumir a Presidência, em 10 de setembro.

    "Hoje, a vontade nacional ganhou mais uma vez. Hoje, a democracia venceu mais uma vez", disse, em discurso feito da varanda da sede do seu Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), na capital, Ancara.

    Foi a primeira vez em que os turcos realizaram uma eleição presidencial direta –antes, a escolha cabia ao Parlamento.

    Segundo os resultados publicados pela imprensa turca, com 99% das urnas apuradas, o principal candidato da oposição, Ekmelettin Ihsanoglu, obteve 38,3% dos votos e o da minoria curda, Selahattin Demirtas, 9,7%.

    Ihsanoglu admitiu a derrota num discurso em Istambul e desejou sucesso a Erdogan.

    PRESIDENCIALISMO

    O premiê, que tentou em 2013 instaurar o regime presidencial no país, deixou claro que usaria todos os poderes a seu alcance para reformar a Constituição e "presidencializar" o governo.

    A mudança, no entanto, só será possível com uma ampla vitória do AKP nas eleições legislativas de 2015.

    Erdogan, que teve a favor o bom desempenho da economia em seu governo, venceu após campanha eleitoral marcada pela sua influência sobre os meios de comunicação do país.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024