• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 10:02:22 -03

    ONU prepara ajuda humanitária para 500 mil deslocados no Iraque

    DA REUTERS

    19/08/2014 10h08

    A agência de refugiados das Nações Unidas disse nesta terça-feira (19) que fará uma grande operação para obter suprimentos para mais de 500 mil pessoas deslocadas pelo conflito no norte do Iraque.

    Centenas de milhares de pessoas fugiram de suas casas desde que combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) tomaram grande parte do norte e o oeste do Iraque em junho.

    A ponte aérea de quatro dias, com barracas e outros suprimentos, começará na quarta-feira (20).

    A ajuda será levada para Irbil, capital da região autônoma curda do Iraque, a partir de Aqaba, na Jordânia.

    Haverá também comboios vindos pelas estradas da Turquia e da Jordânia e entregas via navio a partir de Dubai pelos próximos dez dias, disse o porta-voz Adrian Edwards.

    "Este é uma ajuda muita significativa e, certamente, uma das maiores que eu consigo me lembrar em muito tempo", disse em entrevista coletiva em Genebra.

    O ACNUR estima que um total de 1,2 milhões fugiram de suas casas em todo o Iraque neste ano.

    Cerca de 200.000 deles se instalaram na região do Curdistão iraquiano desde agosto, quando a cidade de Sinjar e áreas vizinhas foram apreendidas pelo Estado islâmico, de acordo com o ACNUR.

    Pelo menos 11 mil pessoas da minoria yazidi se abrigaram na Síria, disse o porta-voz.

    "O fato de você ver as pessoas fugindo para a Síria por questões de segurança diz muito sobre o quão desesperadora é a situação, especialmente em Sinjar nos últimos dias", disse Edwards.

    As remessas de ajuda terão 3.300 barracas, 20 mil folhas de plástico para abrigos, 18.500 kits de cozinha e 16.500 galões, providenciados pela Arábia Saudita, Reino Unido, Estados Unidos e outros doadores.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024