• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 20:02:39 -03

    Reino Unido eleva nível de ameaça terrorista; governo planeja medidas

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    29/08/2014 11h34

    No mesmo dia em que o Reino Unido elevou o alerta de ameaça terrorista em seu território para "grave", segundo nível mais alto da escala, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que estuda novas medidas contra suspeitos de terrorismo.

    A alteração do estado de alerta "significa que um ataque terrorista é muito provável, mas não há informação para sugerir que seja iminente", segundo a secretária do Interior, Theresa May, em comunicado.

    O alerta "grave" na escala de cinco graus não era usado para terrorismo internacional desde julho de 2011.

    "Precisamos fazer mais para impedir [terroristas] de viajar, impedir os que viajam de retornar e lidar de maneira decisiva com aqueles que já estão aqui", afirmou Cameron nesta sexta-feira (29).

    Um dos principais planos do primeiro-ministro é facilitar a apreensão de passaportes de cidadãos britânicos suspeitos de participar de grupos extremistas. A medida seria uma resposta a estatísticas que afirmam que a retenção do documento foi usada 23 vezes no último ano, enquanto estima-se que 250 jihadistas tenham retornado do Iraque e da Síria ao Reino Unido no período, de acordo com o "Guardian".

    O temor principal é de que extremistas aliados à milícia radical Estado Islâmico voltem treinados dos dois países para cometer ataques terroristas na Europa.
    Cameron deve anunciar os detalhes da medida na segunda-feira (1º).

    "O aumento do nível de ameaça está relacionado aos acontecimentos na Síria e no Iraque, onde os grupos terroristas estão planejando ataques contra o Ocidente. Alguns desses planos devem envolver os combatentes estrangeiros que viajaram até lá a partir do Reino Unido e da Europa para participar dos conflitos", disse.

    O governo holandês também anunciou medidas para tentar conter a radicalização de muçulmanos no país. Na quinta-feira (28), foram presos dois homens suspeitos de recrutar jovens para lutar na Síria e no Iraque, segundo a polícia.

    As propostas incluem aumentar o poder do governo para revogar a cidadania holandesa de pessoas que façam parte de organizações terroristas internacionais e medidas contra provedores de serviços de internet que hospedem propaganda jihadista.

    Já a Casa Branca afirmou que os Estados Unidos não pretendem alterar o nível de alerta de ameaça terrorista, que já era "grave", também segundo nível na escala norte-americana.

    RECRUTAMENTO

    O recrutamento de jovens britânicos de origem muçulmana por grupos extremistas é uma preocupação crescente no Reino Unido –estima-se que pelo menos 500 jovens já tenham deixado o país para se juntar ao Estado Islâmico.

    A preocupação cresceu com o assassinato do jornalista James Foley pela facção Estado Islâmico há quase duas semanas, já que o homem que decapitou o americano foi identificado como cidadão britânico.

    "Isso é um veneno, um câncer, o que ocorre no Iraque e na Síria, e existe o risco de que se espalhe a outras partes da comunidade internacional e que afete a todos diretamente", disse na época o ministro das Relações Exteriores britânico, Philip Hammond.

    Em junho, causou comoção um vídeo em que os estudantes britânicos Nasser Muthana e Reyaad Khan, ambos de 20 anos, e Abdul Rakib Amin, de 25, defendiam a jihad (guerra sagrada) e pediam que mais jovens do ocidente deixassem seus países para se juntar ao grupo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024