• Mundo

    Friday, 03-May-2024 17:55:50 -03

    TV BBC é alvo de reclamações no Reino Unido por manipulação em reality show

    LEANDRO COLON
    DE LONDRES

    02/09/2014 02h00

    Afinal, uma aposentada de 69 anos sabotou a sobremesa de um engenheiro de 31 anos, diante de 8,5 milhões de telespectadores, ou a BBC manipulou a edição do reality show de culinária em que ambos participavam, o "Great British Bake Off"?

    É o "bingate", tudo porque a "vítima", Iain Watters, jogou na lixeira ("bin", em inglês) seu sorvete derretido, sem finalizar a sobremesa Alaska (bolo misturado com sorvete e merengue) após suposta trapaça da competidora Diana Beard.

    A polêmica parece uma grande bobagem, mas não para os britânicos. Virou escândalo. No centro está a BBC, bancada pelo contribuinte e responsável pela transmissão do programa.

    No programa, 12 confeiteiros amadores encaram desafios de preparar luxuosos pratos de padaria, como bolos, sorvetes e pudins.

    A BBC tem sido acusada de manipular o episódio da quarta-feira (27), em que todos os participantes deveriam preparar o Alaska, e transformado Diana Beard em vilã nacional injustamente.

    A edição mostra a aposentada abrindo a geladeira e, logo depois, Watters encontra seu sorvete derretido, do lado de fora, a poucos minutos do fim da prova.

    Irritado, ele joga tudo no lixo e deixa a cozinha. O programa mostra caras e bocas de Diana, dando a entender que ela teve a culpa, tirando o bolo da geladeira. Os jurados eliminaram Watters.

    A concorrente foi massacrada nas redes sociais sob a acusação de sabotar o adversário. Como o programa é gravado com muita antecedência, ela havia assistido de casa à polêmica edição (a eliminação dela, garante a BBC, nada teve a ver com o episódio do "Bingate").

    Diante dos ataques sofridos na web, a aposentada atacou a edição da BBC: "Por que eu sabotaria o sorvete de alguém? Isso foi feito para parecer uma disputa selvagem".

    A BBC recebeu mais de 800 reclamações formais de telespectadores, além de 13 pedidos de investigação pela Ofcom, órgão regulador de comunicação. O próprio confeiteiro eliminado saiu em defesa da aposentada.

    A rede britânica se reuniu às pressas e emitiu um comunicado: Diana Beard não teve culpa pelo fiasco da sobremesa. Ela havia tirado o sorvete da geladeira por apenas 40 segundos, tendo perguntado, inclusive, de quem era aquela forma. Um simples e importante detalhe, que não foi ao ar.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024