• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 17:43:12 -03

    Ucrânia, Rússia e separatistas voltam a discutir processo de paz

    DA AFP

    19/09/2014 13h37

    Emissários de Kiev, de Moscou e dos separatistas da Ucrânia se reúnem nesta sexta-feira (19), em Minsk, para prosseguir com as discussões sobre um processo de paz no leste ucraniano.

    Após o cessar-fogo entre separatistas e as forças ucranianas, assinado entre Kiev e os rebeldes em 5 de setembro, o presidente ucraniano Petro Poroshenko propôs que se garanta um "estatuto especial" de maior autonomia às regiões separatistas, acompanhado de eleições locais a serem realizadas em dezembro.

    A União Europeia (UE) e os Estados Unidos acusam a Rússia de atacar a soberania da Ucrânia ao ajudar os rebeldes com armas e tropas.

    O presidente Barack Obama recebeu na quinta-feira (18) o líder ucraniano na Casa Branca e o felicitou por sua decisão de conceder mais autonomia à região separatista. A questão da autonomia asos separatistas era um dos pontos do plano de paz acertado com a Rússia.

    "Infelizmente, o que vimos também foi uma agressão russa, primeiro na Crimeia e, mais recentemente, em partes do leste da Ucrânia", disse Obama.

    Obama disse que as ações da Rússia violaram a soberania da ex-república soviética e foram planejadas também para comprometer os esforços de Poroshenko por reformas.

    O líder ucraniano voltou a pedir a retirada das tropas russas de seu território, o fechamento da fronteira com a Rússia para a passagem de tropas e munições e a libertação de reféns ucranianos.

    Pouco antes da visita, a Casa Branca anunciou o desbloqueio de US$ 46 milhões em ajuda militar não letal ao país.

    SOLDADOS RUSSOS

    Em seu discurso ante o Congresso americano, Poroshenko advertiu sobre o potencial de uma nova Guerra Fria, mas destacou que ainda há uma oportunidade genuína para a paz em curto prazo.

    "Estou convencido de que as pessoas na Ucrânia e as pessoas na Rússia têm boa vontade suficiente para dar à paz uma última oportunidade e prevalecer contra o espírito do ódio", destacou.

    A Ucrânia acusou na quinta-feira a Rússia de mobilizar 4.000 soldados na fronteira entre a Ucrânia e a península da Crimeia, integrada em março ao território russo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024