• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 11:16:30 -03

    Pelo menos 36 podem ter morrido em erupção de vulcão no Japão

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    29/09/2014 09h22

    Mais cinco corpos foram encontrados nesta segunda (29) levando a 36 o número de vítimas em consequência da inesperada erupção de um vulcão japonês no sábado (27).

    O vulcão lançou cinzas e pedras sobre pessoas que faziam caminhadas no local.

    Doze corpos já foram retirados do local e declarados mortos. Outros 24 ainda estão na montanha e não foram declarados mortos oficialmente.

    A busca de vítimas foi abandonada nesta segunda-feira (29) por causa da preocupação das autoridades com os níveis crescentes de gases de tóxicos.

    As equipes de resgate no pico do monte Ontake, agora sob uma espessa camada de cinzas, buscam vítimas da erupção no segundo maior vulcão ativo do Japão.

    A erupção do pico de 3.067 metros, localizado a 200 quilômetros a oeste de Tóquio, ocorreu quando o local, uma área popular para caminhadas, estava repleta de pessoas que subiam a montanha, incluindo crianças.

    "Dos 303 montanhistas registrados no sábado antes da escalada (além dos mortos e feridos encontrados), não temos notícias de oito. O número de desaparecidos pode aumentar porque alguns não se registraram", disse o porta-voz do governo.

    Dez pessoas já foram confirmadas mortas e 63 ficaram feridas, algumas com ossos quebrados.

    Mais de 500 socorristas foram até o topo da montanha na segunda, e helicópteros transportavam os corpos em macas.

    Porém, como no domingo, as buscas foram interrompidas devido à forte concentração de enxofre.

    Especialistas disseram que era difícil prever a erupção, apesar de tremores na região registrados este mês, uma vez que não houve outras mudanças na montanha.

    A erupção mais mortal no Japão até agora foi em 1991, quando 43 pessoas morreram após erupção no monte Unzen, no sul do país.

    A última erupção ocorrida no monte Ontake foi em 1979. A montanha é um dos grandes destinos turísticos de escalada do país e recebe um grande número de turistas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024