• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 10:08:07 -03

    Líder do Boko Haram desmente anúncio de sua morte em vídeo

    DA AFP

    02/10/2014 09h12

    O líder do grupo islamita Boko Haram, Abubakar Shekau, desmentiu sua morte, que havia sido anunciada pelo Exército nigeriano, em um vídeo obtido nesta quinta-feira (2) pela AFP.

    "Aqui estou, vivo. Eu só vou morrer no dia em que Alá tirar minha respiração", afirma o líder do grupo islamista em um vídeo de 36 minutos.

    Shekau também afirma que o Boko Haram "dirige nosso (...) califado islâmico" e aplica as punições previstas na sharia, a lei islâmica.

    AFP
    Abubakar Shekau, líder do Boko Haram, em vídeo que desmente sua morte
    Abubakar Shekau, líder do Boko Haram, em vídeo que desmente sua morte

    Na semana passada, o Exército nigeriano afirmou que Shekau estava morto e que o homem que se fazia passar por ele nos vídeos divulgados pelo grupo islamita também havia falecido em confrontos com os militares no nordeste do país.

    O vídeo obtido nesta quinta-feira mostra Shekau com roupas de camuflagem, botas, de pé na parte traseira de um carro, atirando para o alto com uma arma antiaérea.

    Ele fala por 16 minutos, em árabe e em hausa, a língua mais utilizada no norte da Nigéria. Ao seu lado estão quatro homens armados e encapuzados. Nenhum elemento do vídeo permite saber quando foi gravado.

    Shekau, que tem o mesmo aspecto físico que nos vídeos anteriores, chama de propaganda o anúncio de sua morte pelo Exército.

    Fontes militares e da polícia já haviam anunciado a morte do líder em 2009 e depois em 2013. Nas duas ocasiões, a notícia foi desmentida pelo Boko Haram com vídeos de Abubakar Shekau.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024