• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 02:27:29 -03

    Até 100 pessoas podem ter sido expostas ao ebola no Texas

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    02/10/2014 09h54

    Até 100 pessoas podem ter tido contato direto ou indireto com a primeira pessoa diagnosticada com o vírus fatal do ebola nos EUA, e quatro foram postas sob quarentena em um apartamento em Dallas, disseram autoridades de saúde nesta quinta-feira (2). O paciente, identificado como Thomas Eric Duncan, é um liberiano de cerca de 40 anos.

    "Trabalhamos com uma lista de cerca de 100 contatos potenciais ou possíveis", disse a porta-voz do Departamento de Saúde do Texas, Carrie Williams. "Em um excesso de cautela, trabalhamos com esse número muito amplo, incluindo pessoas que tiveram encontros breves com o paciente ou com sua casa. O número cairá enquanto centrarmos o foco naqueles cujo contato possa representar um potencial risco de infecção."

    Segundo autoridades de Dallas, de 12 a 18 pessoas tiveram contato direto com o liberiano, que viajou da Libéria ao Texas via Bruxelas e Washington há duas semanas, enquanto as demais tiveram contato com pessoas desse grupo.

    Mundialíssimo: O que é a epidemia de ebola?

    A porta-voz dos serviços de saúde de Dallas, Erikka Neroes, informou que todas essas pessoas estão sendo monitoradas e não apresentaram sintomas até o momento. Entre elas, estão três membros da equipe da ambulância que levou o homem ao hospital e cinco crianças que foram à casa da família de Duncan ao longo do último final de semana.

    Editoria de Arte/Folhapress

    MONITORAMENTO

    Os membros da família de Duncan devem ficar em casa até o dia 19 de outubro e não podem receber nenhuma visita sem aprovação, disseram autoridades. O período máximo de incubação do vírus é de 21 dias. Normalmente, os sintomas da doença aparecem até dez dias após a infecção.

    Duncan foi internado no Hospital Presbiteriano de Saúde do Texas no domingo (28), depois de ter chegado aos EUA no dia 20. Ele havia procurado o hospital antes, na noite do dia 25, mas foi mandado de volta para casa mesmo tendo avisado que estivera na Libéria.

    Seu caso causou preocupação nos EUA, já que a maior epidemia de ebola já registrada matou pelo menos 3.338 pessoas na África.

    VÔMITO

    Pouco antes de entrar na ambulância, Duncan foi visto vomitando em frente ao edifício. "Toda a sua família estava gritando. Ele estava vomitando em todo o lugar", disse o morador Mesud Osmanovic, 21, à Reuters.

    O ebola se propaga através do contato com fluidos corporais, como sangue ou saliva. O vírus não é transmitido pelo ar, o que limita sua propagação. As autoridades de saúde dos EUA disseram que o sistema de saúde do país está bem preparado para conter a propagação do ebola através de acompanhamento cuidadoso das pessoas que tiveram contato com o paciente infectado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024