• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 07:43:41 -03

    Suprema Corte dos EUA abre caminho para casamento gay em cinco Estados

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    06/10/2014 11h43 - Atualizado às 00h36

    A Suprema Corte americana decidiu não acolher as apelações de cinco Estados do país que pediam a proibição de casamentos de pessoas do mesmo sexo.

    A Justiça manteve, assim, a decisão de cortes menores de acabar com a restrição aos casamentos gays em Virgínia, Oklahoma, Utah, Wisconsin e Indiana.

    Nesses Estados, as leis que proibiam o casamento gay haviam sido declaradas anticonstitucionais por tribunais federais de apelação. Desde então, os casamentos gays estavam suspensos à espera de que a Suprema Corte anunciasse se examinaria ou não os casos.

    Outros seis Estados —Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virgínia Ocidental, Wyoming, Kansas e Colorado — também devem ser afetados pela decisão por estarem sob jurisdição das mesmas cortes de apelação que inicialmente derrubaram as proibições.

    Assim que isso ocorrer, o número de Estados permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA aumentará de 24 para 30, além da capital, Washington DC.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Existe um debate no país sobre se a igualdade de tratamento prevista na Constituição americana tornaria a restrição ao casamento homossexual ilegal.

    No ano passado, a Justiça derrubou uma parte da lei federal que definia o casamento como uma união heterossexual, abrindo caminho para que casais gays pudessem receber benefícios do governo.

    A opinião pública americana e políticos têm cada vez mais defendido o fim das restrições ao casamento gay no país.

    O primeiro Estado a legalizar o casamento homossexual foi Massachusetts, em 2004.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024