• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 14:33:36 -03

    Indiano vencedor do Nobel da Paz dedica prêmio às crianças escravas

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/10/2014 07h41

    O indiano Kailash Satyarthi, defensor dos direitos das crianças, dedicou seu prêmio Nobel da Paz às crianças em condição de escravidão.

    Satyarthi e a paquistanesa Malala Yousafzai foram anunciados vencedores do prêmio nesta sexta-feira (10).

    "É uma honra para todas as crianças que ainda estão sofrendo com escravidão, trabalho forçado e o tráfico", disse Satyarthi ao canal de notícias CNN-IBN.

    Divulgação
    Kailash Satyarthi, indiano defensor do direito das crianças
    Kailash Satyarthi, indiano defensor do direito das crianças

    O Comitê Nobel da Noruega destacou seu "grande valor pessoal" que, "na tradição de Gandhi", o levou a liderar protestos e manifestações, todas pacíficas, para denunciar a exploração infantil.

    "Contribuiu além disso para o desenvolvimento de grandes convenções internacionais dos direitos das crianças", ressaltou.

    Nascido em 1954 em Vidisha, na Índia, país onde ainda reside, Satyarthi é presidente da ONG Marcha Global contra o Trabalho Infantil. Liderou em 1998 uma mobilização civil contra o exploração infantil que reuniu cerca de 7,2 milhões de pessoas e que deu lugar ao nascimento da ONG.

    Satyarthi, 60, diz ter agido para proteger os direitos de 80 mil crianças.

    "Os créditos vão para os indianos que lutaram para manter a democracia tão viva e vibrante, na qual eu fui capaz de manter minha luta", disse o ativista.

    "Algo que nasceu na Índia passou ao nível mundial e agora temos um movimento mundial contra o trabalho infantil", acrescentou Satyarthi.

    Em um recente editorial, Satyarthi disse que os dados de organizações não-governamentais indicam que o número de crianças que trabalham na Índia poderia ser de 60 milhões –6% da população total.

    "As crianças são empregadas não só por causa da pobreza dos pais, do analfabetismo, da ignorância, da falta de programas de desenvolvimento e educação, mas bastante devido ao fato de que os empregadores se beneficiam imensamente do trabalho infantil por ser a opção mais barata", escreveu.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024