• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 20:57:19 -03

    Coreia do Sul desmonta árvore de Natal gigante na fronteira com o Norte

    DA ASSOCIATED PRESS,
    EM SEUL

    22/10/2014 17h18

    A Coreia do Sul desmontou uma árvore de Natal de 18 metros erguida em aço há 43 anos na fronteira com a Coreia do Norte.

    Segundo funcionários do governo sul-coreano, a construção, vista pela Coreia do Norte como uma propaganda de guerra, foi desmontada na semana passada porque apresentava riscos em sua estrutura.

    No local onde ficava a árvore, a Coreia do Sul planeja construir um parque, de acordo com o Ministério da Defesa e autoridades municipais locais.

    A Coreia do Sul parou de iluminar a torre em 2004, quando as relações com a Coreia do Norte estavam melhorando, durante uma era de reconciliação.

    Mas o país permitiu que grupos cristãos a iluminassem no Natal de 2010 e de 2012, quando as tensões cresceram após a Coreia do Norte ter feito dois ataques, que mataram 50 sul-coreanos, e um teste de foguete de longo alcance.

    A árvore de metal, localizada a cerca de 3 km da fronteira, foi erguida em um pico alto o suficiente para que os norte-coreanos que vivem em cidades fronteiriças pudessem vê-la.

    A notícia da desmontagem da árvore veio três dias após as duas Coreias trocarem tiros ao longo da fronteira, no segundo tiroteio em menos de dez dias.

    Autoridades do Ministério da Defesa da Coreia do Sul negaram especulações da imprensa de que a torre foi desmontada como um gesto conciliatório com vista a melhorar os laços com a Coreia do Norte.

    A península coreana permanece em estado técnico de guerra, porque a Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um armistício, e não um tratado de paz.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024