• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 05:14:48 -03

    Polícia de NY diz que ataque com machado foi ato terrorista

    DE NOVA YORK

    25/10/2014 07h50

    A polícia classificou como terrorista o ataque de um homem armado com um machado contra quatro agentes na cidade de Nova York na tarde desta quinta-feira (23). Ele conseguiu ferir dois deles antes de ser morto.

    Segundo as autoridades, o agressor, identificado como Zale Thompson, 32, morador do Queens, havia se convertido recentemente ao islã e tinha inclinações radicais.

    Thompson já tinha sido presos seis vezes no Estado da Califórnia entre 2003 e 2004, e esteve durante três anos no Exército americano, antes de receber baixa devido a problemas com drogas.

    A polícia suspeitou de motivações extremistas após analisar o conteúdo da página de Thompson no Facebook. Seu perfil mostrava a foto de um homem com a cabeça coberta e armado, sob inscrições em árabe.

    O Site, grupo que monitora páginas de grupos radicais muçulmanos, informou que Thompson publicou um vídeo a favor da facção terrorista Estado Islâmico (EI) em 13 de setembro, no qual descreveu a jihad como uma resposta justificável à opressão dos "sionistas e cruzados".

    O ataque aconteceu na avenida Jamaica, no Queens, por volta das 14h locais (16h no Brasil). Os quatro policiais estavam trabalhando quando um fotógrafo freelancer pediu que se juntassem para uma foto. Nesse momento, Thompson os atacou.

    Um dos policiais, Kenneth Healy, 25, foi atingido na cabeça e foi operado. Seu estado é grave, porém estável.De acordo com o comissário da polícia, Willian Bratton, Healy chegou ao hospital consciente. Joseph Meeker, 24, foi ferido no braço e está em condição estável. Os dois policiais são tratados no hospital Jamaica.

    Uma mulher de 29 anos foi atingida na confusão por um tiro e foi operada. Ela se recupera no hospital.

    Segundo o comissário, a polícia não suspeita, neste momento, que o fotógrafo que pediu a foto aos policiais tenha envolvimento com o ataque. "Ele trabalha conosco como testemunha."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024