• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 01:32:37 -03

    Americana que planeja morrer no dia 1º diz que não chegou a hora certa

    DA AFP

    30/10/2014 21h51

    A mulher americana que disse em um vídeo que acabaria com sua vida neste sábado, dia 1º, para não sofrer com os problemas do seu tumor cerebral, relatou que ainda não chegou a hora certa de morrer.

    "Eu ainda me sinto bem o suficiente. E ainda tenho alegria suficiente para continuar rindo e sorrindo com a minha família e amigos. "Então, parece que ainda não chegou a hora certa", disse Brittany Maynard, 29, em um novo vídeo divulgado na noite de terça-feira (28).

    "Mas esse dia virá, porque a cada dia me sinto mais doente. A deterioração ocorre a cada semana", acrescentou.

    Um porta-voz de Maynard disse há algumas semanas que ela planejava morrer ingerindo uma combinação de barbitúricos no próximo dia 1º devido a constantes dores de cabeça e a outros problemas causados pelo tumor.

    Quando sua doença foi diagnosticada, os médicos lhe deram seis meses de vida, dizendo que ela teria uma morte longa e dolorosa.

    Após ouvir a notícia, Maynard e seu marido decidiram se mudar da Califórnia para o Oregon, um dos poucos Estados que permite a eutanásia nos EUA.

    No início de outubro, ela lançou um vídeo revelando seu caso. A gravação emocionou os usuários de redes sociais e já foi visto por mais de nove milhões de pessoas no YouTube.

    Sua ideia é morrer na cama de seu quarto, ao lado de seu marido, de sua mãe e de vários amigos próximos, ouvindo sua música favorita.

    Um porta-voz da organização Compaixão e Escolhas, que a está assessorando em seus últimos dias, disse à AFP que a morte ocorrerá dentro das próximas duas semanas.

    "Os ataques que Brittany sofre são a cada dia mais frequentes e a debilitam cada vez mais. Sua família está muito preocupada com o seu sofrimento", disse Sean Crowley.

    Ele acrescentou que o dia 1º de novembro foi sempre uma data provisória. "Estamos no início de novembro. Tudo dependerá do nível da sua dor", disse ele.

    Maynard disse à revista "People" que seu prazo é 19 de novembro, dia em que ela completa 30 anos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024