• Mundo

    Friday, 03-May-2024 01:21:42 -03

    WTC de Nova York abre as portas a primeiros inquilinos

    GIULIANA VALLONE
    DE NOVA YORK

    03/11/2014 17h40

    "O horizonte da cidade de Nova York está completo de novo", disse o diretor-executivo da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, Patrick Foye, em frente ao novo World Trade Center, nesta segunda-feira (3).

    Pouco mais de 13 anos após os atentados de 11 de setembro de 2001, os primeiros ocupantes chegaram no início da manhã ao prédio de 104 andares construído no terreno que antes era ocupado pelas Torres Gêmeas.

    Cerca de 170 funcionários administrativos da editora Condé Nast, empresa responsável pela publicação de revistas como "Vogue" e "New Yorker" ocuparam suas mesas em seu primeiro dia no novo local de trabalho.
    Eles serão seguidos, nos próximos meses, pelos mais de 3.000 outros trabalhadores da editora –a mudança deve terminar apenas no início de 2015.

    "O WTC estabelece novos padrões de design, construção, prestígio e sustentabilidade; é um marco na transformação do Sul de Manhattan em um bairro que funciona 24 horas por dia", afirmou Foye.

    Embora o discurso de Foley tenha sido em clima de comemoração, os atentados de 2001 foram lembrados nesta segunda. "O One World Trade Center serve como um símbolo da resistência do povo de Nova York", afirmou o governador da Nova York, Andrew Cuomo, em nota.

    A queda das Torres Gêmeas também foi lembrada no projeto do novo prédio. Construída pela empresa de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill, a nova torre tem estrutura de concreto reforçada, tornando-a "o mais resistente possível a ataques terroristas", segundo o arquiteto T.J. Gottesdiener.

    PROJETO

    O início das atividades no One World Trade Center, nesta segunda, marca a conclusão do projeto, que tem ao todo cinco prédios e conta também com um Museu e Memorial do 11 de Setembro, um centro para o transporte público, cerca de 550 mil m² de espaço para lojas e um centro de artes.

    A construção da nova torre levou oito anos e custou US$ 3,9 bilhões (R$ 9,8 bi). Cerca de 60% do espaço já foi alugado. Além da Condé Nast, já garantiram seu lugar a agência de publicidade Kids Creative, a administradora de estádios Legends Hospitality, entre outros.

    Em 2015, será inaugurado um observatório instalado entre o 100º e o 102º andares, que permitirá ao público uma visão privilegiada da ilha de Manhattan e de Nova Jersey (é possível, inclusive, enxergar o início do vizinho Estado da Pensilvânia).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024