• Mundo

    Friday, 17-May-2024 02:32:50 -03

    França ajudou ditador de Burkina Fasso a deixar o país após renunciar

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    04/11/2014 09h31

    O presidente francês, François Hollande, admitiu nesta segunda-feira (3), no Canadá, que a França facilitou a saída do ditador de Burkina Fasso, Blaise Compaoré, do país.

    O presidente francês declarou que a França permitiu que a saída de Compaoré acontecesse sem incidentes, contribuindo para que ele pudesse viajar à Costa do Marfim.

    Compaoré chegou a Yamusukro, capital política da Costa do Marfim, às 22h (locais, 20h de Brasília) do dia 31 de outubro, em um comboio militar.

    Hollande disse esperar que o poder do país passe, rapidamente, para mãos civis.

    "A melhor maneira de desenvolver eleições é que haja um poder civil para levá-las adiante", completou.

    Após 27 anos no poder, Compaoré foi obrigado a renunciar na sexta-feira passada (31), depois de uma revolta popular contra sua intenção de modificar a Constituição para obter mais um mandato, a partir de 2015.

    Lucas Jackson - 26.set.2013/Reuters
    Blaise Compaoré, ditador de Burkina Fasso, durante conferência em Nova York
    Blaise Compaoré, ditador de Burkina Fasso, durante conferência em Nova York

    Diante da agitação nas ruas, um comandante da guarda presidencial, o tenente-coronel Isaac Zida, assumiu a direção do país prometendo um governo "conduzido por um órgão de transição com base constitucional".

    Zida anunciou nesta segunda que está negociando com representantes sociais para devolver o país ao marco constitucional e instaurar um regime civil de transição, objetivo para o qual a União Africana (UA) deu a ele um prazo de duas semanas.

    A França, ex-potência colonial e maior doadora de fundos para Burkina Fasso, pede a designação de um chefe de Estado civil interino "para levar o país às eleições".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024